uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Canil de Ourém é uma vergonha para os dirigentes do município
Condições do Canil de Ourém são inadequadas para acolher os animais

Canil de Ourém é uma vergonha para os dirigentes do município

Denúncia feita por um associado da Associação Protectora dos Animais de Torres Novas revela as más condições em que os animais vivem. O presidente da Câmara de Ourém diz que não faz nada para mudar a situação porque já tem projecto aprovado para construção de novo canil municipal.


As más condições em que vivem os animais no canil municipal de Ourém são impressionantes e envergonham os dirigentes daquele município. Estas são as conclusões que se retiram depois de se verem as imagens que um associado da Associação Protectora dos Animais de Torres Novas partilhou numa denúncia que fez circular por uma rede social.
Os cerca de 20 animais (cães e gatos) que o canil actualmente pode acolher vivem numa divisão minúscula, num espaço coberto com chapas de zinco. Um local considerado “vergonhoso” e pouco digno para animais. O canil de Ourém fica situado numa zona residencial, junto ao posto da GNR, o que torna a situação ainda mais embaraçosa e surpreendente.
Questionado por O MIRANTE, num dia em que o executivo visitava as obras em curso no concelho, o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, reconhece que as condições em que os animais vivem são “inadequadas” e “revoltantes”, mas desculpa-se dizendo que não resolve o problema por existir um projecto já aprovado para a construção de um novo canil municipal e que requalificar o actual seria deitar dinheiro público para o lixo.
“Temos um projecto aprovado que vai ter um investimento de cerca de 400 mil euros. Estamos à espera da revisão do PDM (Plano Director Municipal) para lançar o concurso, visto que o actual PDM não prevê a construção do novo canil”, afirma Luís Albuquerque. O novo canil prevê albergar entre 40 a 50 animais e, a ser feito, vai ficar junto ao estaleiro municipal da cidade, numa zona não residencial.
Entretanto, enquanto as obras não começam os animais vão continuar a ser acolhidos pelo canil municipal, onde permanecem cerca de 15 dias, até serem transferidos para o Canil Intermunicipal de Proença-a-Nova. “Este canil existe assim há mais de 20 anos. Não vou falar sobre o que os executivos anteriores podiam ter feito ou não. Sei que o melhor que podemos fazer agora é garantir que os animais estejam lá o menor tempo possível”, informou.

Canil de Ourém é uma vergonha para os dirigentes do município

Mais Notícias

    A carregar...