uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mais uma tentativa de bicicletas partilhadas em Almeirim
Pedro Ribeiro acredita que todos vão beneficiar deste sistema de bicicletas

Mais uma tentativa de bicicletas partilhadas em Almeirim

Trinta velocípedes estão à disposição da população em nove locais na cidade

São verdes e brancas e estão prontas para enfrentar as ruas de Almeirim. As Al Gira, o novo sistema de bicicletas partilhadas da cidade, começaram a rodar na quarta-feira, 15 de Janeiro. No total são 30 bicicletas eléctricas que estão à disposição em nove locais na cidade: Praceta das Laranjeiras, Biblioteca Municipal, Rua dos Aliados, Jardim da República, Piscinas, Parque Urbano, Jardim dos Charcos, Posto de Turismo e Pavilhão Desportivo.
Para ter acesso às Al Gira basta preencher a ficha de adesão no Posto de Turismo (Arena d’Almeirim), no Espaço do Cidadão ou no Balcão Único de Atendimento (ambos na câmara municipal) e descarregar a aplicação gratuita Al Gira em Google Play ou na App Store. Depois é só chegar perto de uma estação, escolher a bicicleta e desbloquear com o cartão magnético ou aplicação móvel.
Segundo o presidente do município, Pedro Ribeiro, este novo sistema tem vantagem para o ambiente, para as pessoas, porque incentiva ao exercício físico, e também para a cidade, pois há menos veículos a circular nas ruas. “Quando começámos com isto há 15 anos éramos inovadores. Apenas Aveiro contava com o sistema de bicicletas partilhadas, mas funcionava em outros moldes”, diz o autarca a O MIRANTE, lembrando que, na altura, as pessoas queriam que fosse também implementado em Lisboa.
As Al Gira têm um de custo de utilização de 20 euros por ano e podem ser utilizadas gratuitamente num período máximo contínuo de uma hora. A partir daí, haverá um tarifário consoante o tempo extra de uso: uma hora custará 20 cêntimos; duas horas um euro; e três horas três euros. O sistema de bicicletas partilhadas, implementado no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, conta com uma comparticipação de fundos comunitários.

Preparadas para evitar abusos

Para evitar o uso abusivo das bicicletas partilhadas as Al Gira têm um sistema de bloqueio quando são utilizadas por mais de três horas, para além da hora gratuita. Também para que os utilizadores não se desloquem para fora de Almeirim, o novo meio de transporte conta com um sistema de GPS que alerta quando a bicicleta está fora do perímetro da cidade e bloqueia o sistema eléctrico.

Mais uma tentativa de bicicletas partilhadas em Almeirim

Mais Notícias

    A carregar...