uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Morreu coleccionador  de brinquedos de Tomar
Manuel da Conceição

Morreu coleccionador  de brinquedos de Tomar

Manuel da Conceição doou grande parte do seu espólio ao município para ser musealizado.

Faleceu Manuel Baptista da Conceição, de 96 anos, coleccionador de brinquedos e máquinas fotográficas, que doou a maior parte do seu espólio à Câmara de Tomar. Baptista da Conceição, engenheiro civil reformado, morreu a 7 de Janeiro, em Lisboa. Acumulou ao longo da vida um acervo de milhares de brinquedos e cerca de 400 máquinas fotográficas.
A Câmara de Tomar vai criar um núcleo expositivo das máquinas fotográficas na Casa dos Cubos e vai proceder ao inventário, estudo e musealização da colecção de brinquedos. As peças poderão ser colocadas em diversos locais na cidade, como por exemplo os comboios que podem ser instalados no edifício da estação ferroviária. Uma ideia que já foi sugerida em reunião camarária. O funeral realizou-se no cemitério da Junceira, concelho de Tomar.
O protocolo assinado entre o município e Manuel da Conceição, em Maio do ano passado, vai permitir assim a criação de um espaço museológico dedicado aos brinquedos. Segundo o protocolo, o município compromete-se, numa primeira fase, a acolher a colecção de máquinas fotográficas, assegurando a sua exposição ao público no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar, instalado na Casa dos Cubos. A autarquia vai criar uma equipa de trabalho para, de forma faseada, proceder ao inventário, estudo e museulização da colecção de brinquedos.

Morreu coleccionador  de brinquedos de Tomar

Mais Notícias

    A carregar...