uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Imobiliária espanhola anuncia construção de armazéns na Castanheira do Ribatejo
Plataforma logística da Castanheira tem novos investimentos anunciados para o próximo ano

Imobiliária espanhola anuncia construção de armazéns na Castanheira do Ribatejo

Objectivo é construir na plataforma logística armazéns prontos a vender a quem estiver interessado. Serão os primeiros edifícios a nascer naquele espaço que está a marinar num impasse desde 2008.

A Plataforma Logística da Castanheira do Ribatejo (PLC), um elefante branco daquele território desde que foi apresentado pelo governo de José Sócrates em 2008, deverá ter os seus primeiros armazéns prontos até ao final de 2021. O anúncio foi feito na passada semana em comunicado pela imobiliária espanhola Merlin Properties, que promete avançar com a construção de um armazém de 45 mil metros quadrados naquele espaço.
Será o primeiro passo para a construção de um centro logístico que sirva a Península Ibérica. O empreendimento, a desenvolver de forma faseada, vai ocupar uma área total de 225 mil metros quadrados em 22,5 hectares, podendo vir a movimentar investimentos na casa dos 147 milhões de euros. O anúncio da Merlin surge precisamente numa altura em que o grupo espanhol passa a estar cotado na Bolsa de Lisboa e semanas depois do CEO da empresa, Ismael Clemente, ter defendido que Portugal se está a tornar novamente “interessante” do ponto de vista imobiliário.
O projecto que vai avançar na Castanheira assenta num modelo chave na mão, para ser disponibilizado aos interessados, não apenas operadores nacionais e estrangeiros da área da logística mas também a empresas de e-commerce (comércio electrónico). O grupo pretende afirmar-se no mercado lusitano e espera que depois de finalizados e entregues os armazéns da Castanheira a Merlin possa aumentar a sua presença no mercado nacional.
Na Castanheira do Ribatejo avança numa primeira fase um enorme pavilhão de 45 mil metros quadrados e depois, conforme a procura, poderão ou não avançar as fases seguintes. A plataforma logística tem um total de 225 mil metros quadrados que poderão ser ocupados com armazéns. O projecto, anuncia a Merlin, já captou o interesse de várias empresas que se pretendem instalar naquele parque logístico, mas não revela ainda quais.
Além do armazém, a construção contempla ainda a criação de serviços complementares e zonas verdes. A proximidade dos principais acessos rodoviários e ferroviários do país – e com o aeroporto da Portela a 30 minutos de distância – são argumentos dados pela empresa a favor da funcionalidade da plataforma.
A Merlin é uma imobiliária espanhola que está também presente na IBEX-35, a bolsa de valores espanhola, focada na compra, venda e gestão de activos comerciais na Península Ibérica. Vende escritórios, é dona de hotéis de 4 e 5 estrelas em Espanha e centros comerciais (como o Almada Forum) e está também envolvida no sector da logística.

Imobiliária espanhola anuncia construção de armazéns na Castanheira do Ribatejo

Mais Notícias

    A carregar...