uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Um médico que é um porto de abrigo das pessoas
À frente da USF Almeida Garrett, em Santarém, João Pita Soares é um médico conceituado na região

Um médico que é um porto de abrigo das pessoas

Personalidade do Ano - Vida - João Pita Soares - Médico

João Pita Soares nasceu em Santarém há sessenta e dois anos e é o mais novo de nove irmãos. Não chegou a conhecer o pai porque este faleceu quando ele tinha apenas um mês. Na adolescência pensou estudar Arquitectura mas, influenciado pela mãe e pelos irmãos, foi para Medicina. Candidatou-se em 1976 e após concluir a licenciatura, em 1982, todo o seu percurso profissional foi feito na região.
Passou pelos centros de saúde de Chamusca, Almeirim; Carregueira e Fazendas de Almeirim, até ser colocado em Coruche, na extensão de São José da Lamarosa, onde exerceu durante dezasseis anos. Depois trabalhou no Centro de Saúde de Santarém e, mais tarde, com um grupo de colegas, criou a Unidade de Saúde Familiar Almeida Garrett que coordena há perto de uma década e que tem em vigor, até ao próximo ano, um certificado de qualidade com nível Bom.
Sendo médico de família, é conhecido, reconhecido e estimado por milhares de pessoas que observou e tratou. E estas, por lhe reconhecerem para além de competência médica, qualidades humanas excepcionais, falaram-lhe dos seus padecimentos mas também lhe confiaram histórias de vida que o enriqueceram enquanto pessoa e deram uma outra dimensão à sua profissão.

Um médico que é um porto de abrigo das pessoas

Mais Notícias

    A carregar...