uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Uma casa de cultura e de liberdade na Póvoa de Santa Iria
O Grémio Dramático Povoense tem marcado de forma indelével o panorama das artes em Póvoa de Santa Iria

Uma casa de cultura e de liberdade na Póvoa de Santa Iria

Personalidade do Ano - Cultura Masculino - Grémio Dramático Povoense

Fundado há 130 anos, a 19 de Agosto de 1889, o Grémio Dramático Povoense é uma das mais antigas colectividades do concelho de Vila Franca de Xira. Nascido ainda antes da criação da própria freguesia, acompanhou o crescimento da Póvoa de Santa Iria, marcando de forma indelével, pela sua intervenção cultural e social, diversas gerações de povoenses. A colectividade foi local de luta pela implantação da República e palco da resistência antifascista através de reuniões clandestinas e de peças de teatro levadas à cena sem cortes impostos pela censura.
Divulgar a cultura portuguesa e garantir o acesso da comunidade a espectáculos de qualidade que, de outra forma, só estariam ao dispor na vizinha capital, Lisboa, têm sido alguns dos objectivos da associação ao longo dos anos.
Actualmente o Grémio oferece à comunidade diversas actividades desportivas como zumba, pilates e ioga, mas também actividades culturais como a Palco – Escola de Artes Teatrais do Grémio, onde todos podem aprender teatro e artes cénicas. E conta também com o Casulo - Núcleo de Artes Performativas, uma nova estrutura de teatro profissional, nascida em Maio de 2019, e com o grupo de música popular Flor de Chá.
Desde 2014 que a colectividade funciona num novo auditório, o espaço cultural Fernando Augusto, na zona histórica da cidade, onde além de acolher vários espectáculos é também o palco para o Festeg – Festival de Teatro do Grémio, um evento que já é obrigatório no calendário teatral do norte de Lisboa.

Uma casa de cultura e de liberdade na Póvoa de Santa Iria

Mais Notícias

    A carregar...