uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Anomalia imprevisível encarece requalificação do mercado de Santarém
Ricardo Gonçalves (à direita) visitou recentemente as obras no mercado de Santarém

Anomalia imprevisível encarece requalificação do mercado de Santarém

Edifício, datado de 1930, foi construído sem fundações e essa imprevista anomalia só foi detectada depois de ter começado a empreitada de requalificação.


A empreitada de requalificação do Mercado Municipal de Santarém vai custar pelo menos mais 348 mil euros do que o orçamento previsto, que rondava os 2 milhões de euros. A encarecer o projecto está a necessidade de proceder ao reforço estrutural de paredes e fundações, já que no decorrer dos trabalhos verificou-se que o edifício, construído em 1930, assentava directamente no terreno, sem qualquer tipo de fundação.
Uma situação “imprevisível” e que, por isso, não constava no caderno de encargos da obra, explicou o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), na reunião do executivo de segunda-feira, 3 de Fevereiro, onde foi questionado sobre o assunto pela oposição. O autarca adiantou que vai tentar arranjar comparticipação da União Europeia para pagar esses trabalhos a mais, adiantando que se tal não se concretizar tem que ser o município a arcar com a despesa na totalidade.
Os vereadores socialistas Rui Barreiro e José Augusto Santos estranharam que essa anomalia não tivesse sido detectada aquando da elaboração do projecto de requalificação do mercado, tendo Ricardo Gonçalves reiterado que era uma situação “imprevisível” e “impossível de verificar”. Só com o andamento da empreitada, quando se procedeu à remoção dos pavimentos, é que se verificou que não existiam fundações, o que podia comprometer a segurança estrutural do edifício. Foi também detectada a fragilidade das paredes divisórias das lojas, após se ter começado a remover o revestimento das mesmas. Para corrigir esses problemas, foi contratado um reforço estrutural integrado de paredes e fundações que tem um orçamento de 348 mil euros mais IVA.
As obras de requalificação do mercado municipal de Santarém iniciaram-se no dia 13 de Agosto de 2019. A empreitada foi adjudicada à empresa Habitâmega Construções S.A. e tem um prazo de execução de um ano. A intervenção prevê a recuperação integral do espaço, com o objectivo de reparar os danos estruturais existentes e, ao mesmo tempo, criar uma área mais moderna e funcional, destinada a ser vivida diariamente. Os vendedores estão instalados provisoriamente na Casa do Campino.

Anomalia imprevisível encarece requalificação do mercado de Santarém

Mais Notícias

    A carregar...