uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“Calhau” de Aveiras de Cima conseguiu voltar a ser notícia à custa da morte de Luís Grilo
Rosa Grilo

“Calhau” de Aveiras de Cima conseguiu voltar a ser notícia à custa da morte de Luís Grilo

Pedro Custódio, conhecido no Processo Casa Pia por ter mentido sobre abusos sexuais, voltou à ribalta ao ser protagonista na televisão, depois do tribunal ter dado publicidade a uma denúncia que fez chegar por carta contando que presenciou o homicídio de Luís Grilo. O “Calhau” é um velho conhecido da redacção de O MIRANTE.


Chama-se Pedro Custódio, mais conhecido por “Calhau” entre a população de Aveiras de Cima, localidade de onde é natural e onde as suas palavras há muito deixaram de ter credibilidade, principalmente quando envolvem temas que são ou foram notícia. É o caso da história que contou numa carta que entregou no Tribunal de Loures onde diz ter visto o triatleta e empresário Luís Grilo ser morto à sua frente.
O autor da carta é também um rosto conhecido da redacção de O MIRANTE, onde se desloca há vários anos para transmitir informações que se vêm a revelar falsas. Quando não consegue deslocar-se a Santarém, Pedro liga para o número geral da redacção ou faz tocar os telemóveis dos jornalistas a qualquer hora do dia ou noite. Faz de tudo para chamar a atenção e ser ele próprio o protagonista da notícia. Tentou, inclusive, durante a segunda greve dos motoristas de matérias perigosas, em Agosto passado, chamar a atenção da comunicação social quando passou as barreiras de segurança num viaduto da Estrada Nacional 366, junto à Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras de Cima.
Pedro sofre de problemas psiquiátricos e há vários anos recebe acompanhamento no Hospital Júlio de Matos, em Lisboa. A justiça sabe-o, até porque este já não é o primeiro caso sobre o qual diz ter informações. A sua suposta confissão sobre ter presenciado o homicídio de Luís Grilo acabou, como nas restantes vezes, ignorada pelo tribunal que já agendou a leitura da sentença.
Na carta que escreveu alega ter visto António Joaquim disparar dois tiros contra Luís Grilo, abafando o barulho com uma almofada e que antes Rosa Grilo deu com um pau na cabeça do marido. Conta ainda que conhecia António Joaquim e que viajou com ele até uma estrada de terra batida, onde o viu abandonar o cadáver do triatleta.

Sentença pode ser novamente adiada
A leitura do acórdão esteve marcada para 10 de Fevereiro, mas foi adiada depois de o tribunal ter deduzido alterações não substanciais aos factos constantes na acusação do Ministério Público (MP). As defesas dos dois arguidos não prescindiram dos 15 dias para analisar as alterações.
Agora, com nova leitura marcada para 18 de Fevereiro, a sentença pode voltar a ser adiada se o tribunal aceitar ouvir mais quatro testemunhas, a pedido da advogada de Rosa Grilo. O advogado de António Joaquim indicou que a defesa da arguida pediu mais produção de prova e a inquirição das testemunhas, não estando por esse motivo confirmado se na audiência agendada vai ser ou não lida a sentença.
Na acusação, o Ministério Público considera que Luís Grilo foi morto a 15 de Julho de 2018, enquanto dormia no quarto de hóspedes da sua casa, nas Cachoeiras, com um tiro na cabeça. A autoria do disparo é atribuída ao amante de Rosa Grilo uma vez que a suspeita afirma que não sabe disparar uma arma, tendo também testemunhado que o marido foi morto com dois tiros.
Apesar de o procurador do MP ter considerado nas suas alegações finais que a prova testemunhal e pericial era fraca, defendeu que os dois arguidos deviam ser sentenciados a 20 anos e meio de prisão. A falta de provas foi motivo para que a defesa de António Joaquim apresentasse um requerimento a pedir a alteração da medida de coacção que foi aceite pelo tribunal. O arguido garante que estava em casa com os filhos no dia em que o triatleta foi assassinado e está em liberdade desde Dezembro passado a aguardar a leitura da sentença. Rosa Grilo continua em prisão preventiva.

“Calhau” de Aveiras de Cima conseguiu voltar a ser notícia à custa da morte de Luís Grilo

Mais Notícias

    A carregar...