uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Passagem de nível de Vila Franca de Xira continua a matar

Homem de 53 anos perdeu a vida debaixo de um comboio na segunda-feira, 3 de Fevereiro. Historial mortífero daquela passagem está escrito a sangue: são já 29 vidas perdidas em 13 anos.

Um homem de 53 anos perdeu a vida na tarde de segunda-feira, 3 de Fevereiro, depois de ter sido colhido por um comboio que circulava na Linha do Norte, na passagem de nível do cais de Vila Franca de Xira. O acidente acontece numa altura em que as duas passagens superiores pedonais alternativas se encontram com elevadores avariados ou em manutenção (ver texto na página 16).
O acidente aconteceu pelas 14h30 e, segundo alguns moradores que presenciaram a situação, o maquinista ainda apitou diversas vezes e travou com violência para evitar o atropelamento mas já nada conseguiu fazer. A vítima residia na zona da Quinta do Bolhão, em Vila Franca de Xira.
Os bombeiros da cidade estiveram no local mas transportaram o corpo, já cadáver, para a morgue do hospital. Após a lavagem das vias a circulação de comboios foi restabelecida uma hora depois. Esta é a 29ª vítima mortal daquela passagem de nível em 13 anos, um valor elevado que tem motivado queixas de autarcas e população por não ser implementada uma alternativa segura para que os peões a possam atravessar.
Exigir ao Governo que estude alternativas credíveis à passagem de nível da zona do cais de Vila Franca de Xira e a colocação “imediata” de um guarda de linha no local foram, por exemplo, duas das medidas que os eleitos da Assembleia de Freguesia de Vila Franca de Xira já reclamaram para minimizar a sinistralidade do local.
Antes deste acidente o último tinha sido registado a 30 de Março de 2019 quando um homem de 63 anos foi colhido por um comboio Intercidades. Nas quatro semanas anteriores outras duas pessoas também tinham perdido a vida na linha de comboio em Vila Franca de Xira: uma mulher de 67 anos nesta mesma passagem de nível do cais, depois de ter desrespeitado a sinalização e ser colhida por um Alfa Pendular; e um homem de 70 anos, que caiu à linha na estação.

Mais Notícias

    A carregar...