uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Poeta Ruy Belo inspira discussão política na Câmara de Rio Maior
Em Fevereiro de 2011 foi inaugurado um busto de Ruy Belo em São João da Ribeira. A viúva Teresa Belo (já falecida) e a primeira dama Maria Cavaco Silva estiveram na cerimónia com a então presidente da câmara, Isaura Morais

Poeta Ruy Belo inspira discussão política na Câmara de Rio Maior

Vereador do PS critica maioria PSD/CDS por não valorizar a ligação do escritor ao concelho onde nasceu, mas os socialistas também têm culpas no cartório. Entretanto, a vizinha vila de Óbidos prepara-se para criar uma casa dedicada ao autor.


“Incompetência”, “desconhecimento” e “falta de vontade”. Foi com estas palavras que o vereador da oposição na Câmara de Rio Maior, Daniel Pinto (PS), mimoseou a maioria PSD/CDS que governa o município por não explorar e potenciar a ligação do poeta e ensaísta Ruy Belo ao concelho onde nasceu, em 1933.
Socorrendo-se de declarações da filha do poeta (falecido em 1978), de que estaria para breve a criação de uma casa dedicada a Ruy Belo no município vizinho de Óbidos, com espólio do escritor, Daniel Pinto criticou o que considera ser a inércia do município de Rio Maior. “A câmara municipal não fez o que devia ter feito. Revelou uma profunda incompetência, desconhecimento e falta de vontade para estes domínios da cultura e não está a saber valorizar os nossos autores, os nossos valores, os nossos recursos e a nossa riqueza”, afirmou na última reunião do executivo camarário.
O vereador socialista considerou “inaceitável, intolerável e inqualificável” que a Câmara de Rio Maior “mais uma vez não esteja à altura e não mereça ser respeitada, porque quem não respeita o seu território, os seus recursos, os seus valores, não merece ser respeitada”. E pediu à maioria que reflicta sobre esse assunto e que fale com a família de Ruy Belo para tentar “perceber se ainda vai a tempo de apanhar o comboio” para que Rio Maior e São João da Ribeira, aldeia natal do poeta, possam honrar a memória de tão ilustre filho.
Na resposta, o presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias (PSD), disse não se rever na linguagem utilizada por Daniel Pinto, reconhecendo no entanto como importantíssimo o espólio deixado pelo poeta bem como a sua preservação e valorização. E devolveu as críticas recordando que o PS esteve no poder na Câmara de Rio Maior até ao Outono de 2009 e também teve muito tempo para fazer alguma coisa nesse sentido.

Protocolo para reabilitar casa do poeta
Aliás, foi já com a maioria PSD/CDS que foi construído em São João da Ribeira o centro escolar com o nome do poeta e foi também assinado, em 2017, um protocolo entre a Câmara de Rio Maior e a Freguesia da Ribeira de São João e São João da Ribeira que visa requalificar a antiga casa de Ruy Belo nessa localidade, num projecto que pode envolver um investimento na ordem dos 400 mil euros.
Em Março de 2019, durante as celebrações do 86º aniversário do poeta Ruy Belo, em São João da Ribeira, a então presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais, e o presidente da junta, Leandro Jorge, reiteraram a intenção de levar por diante o projecto de requalificação da antiga casa do poeta. Nessa sessão participaram quase todos os membros do executivo camarário, entre eles Daniel Pinto.
A Câmara de Rio Maior candidatou-se a fundos comunitários para tentar obter financiamento, no intuito de abrir o espaço a amantes da poesia e da cultura, que poderão também lá pernoitar. A casa é propriedade da Junta de Freguesia da Ribeira de São João e São João da Ribeira.

Poeta Ruy Belo inspira discussão política na Câmara de Rio Maior

Mais Notícias

    A carregar...