Fátima SAD: uma aventura que acabou mal
Sociedade anónima desportiva que geria o futebol sénior decidiu desistir do Campeonato de Portugal. Fim da linha para um projecto ambicioso que nunca conseguiu criar raízes e deixou um rasto de dívidas na cidade.
O CD Fátima SAD desistiu do Campeonato de Portugal em futebol, segundo avança o jornal A Bola. A sociedade anónima desportiva que geria esse projecto desportivo tomou a decisão após a equipa ter faltado ao jogo que devia ter disputado com o União de Almeirim, no passado domingo, no estádio de Vila Chã de Ourique, casa emprestada da equipa.
Este foi um desfecho que se adivinhava há largos meses, conforme O MIRANTE foi dando notícia. Segundo A Bola, a decisão foi comunicada ao plantel pelo presidente da SAD, Noel Gomes, através de uma mensagem. “Falei com o representante do grupo investidor brasileiro e após longa conversa resolvemos findar o processo e não avançar com a continuidade da SAD. Para além da necessidade de eles entrarem no imediato, existe burocracia que não está nem nas minhas mãos, nem nas deles, tem a ver com o administrador de insolvência e o tribunal e suas tramitações. E porque burocraticamente isto leva tempo e o grupo investidor também não quer entrar sem certezas por parte do tribunal, decidiu-se pôr termo às conversações”, lê-se na mensagem citada por A Bola.
A SAD do CD Fátima foi alvo de um processo de insolvência por dívidas a ex-jogadores e ficou impedida de utilizar o Estádio Municipal Papa Francisco por causa de dívidas à Câmara de Ourém na ordem dos 46 mil euros. A sociedade deixou ainda um rasto de dívidas na cidade, a pessoas e empresas. Recorde-se que a SAD do CD Fátima é controlada pelo Lleon Group, dos empresários Noel Gomes e Mário Lopes, que tem sede na zona de Lisboa.
O padre António Pereira, presidente do CD Fátima e que, por inerência, tem assento na administração da SAD, embora sem funções executivas, dizia em Setembro passado a O MIRANTE não ter conhecimento do que tem sido feito pela estrutura de futebol da SAD e referia haver um claro afastamento dos dirigentes com o resto do clube e cidade.
Essa postura por parte da administração da SAD, nas palavras do sacerdote, originou uma perda de identidade do CD Fátima. O plantel gerido pela SAD não tinha qualquer jogador residente no concelho. Para não perder totalmente a presença de atletas do concelho no clube, o CD Fátima recomeçou do zero no escalão de seniores, criando uma nova equipa para competir na 2ª Divisão Distrital de Santarém. “Queremos dar competição aos atletas e apoiar os jovens que querem continuar a praticar desporto. Queremos também voltar a trazer mística ao clube e à cidade de Fátima”, sublinhava António Pereira.