uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Museu do Curtume de Alcanena espera  há 12 anos por financiamento para abrir
Instalações físicas do Museu do Curtume estão construídas desde 2008 e custaram cerca de 1,7 milhões de euros

Museu do Curtume de Alcanena espera  há 12 anos por financiamento para abrir

Espaço cultural continua por concretizar, apesar de já ter instalações físicas, porque ainda não foi garantido dinheiro para o seu apetrechamento. Município vai constituir uma equipa de técnicos para trabalhar nesse processo e procurar soluções.

A Câmara de Alcanena vai contratar técnicos superiores nas áreas da museologia, conservação e restauro e história de arte para desenvolverem o sector museológico do município, designadamente o projecto do Museu dos Curtumes, que já tem instalações físicas há mais de uma década mas tarda em ser concretizado por falta de financiamento.
Na última reunião do executivo, a presidente do município, Fernanda Asseiceira (PS), assumiu que gostaria de ver novos desenvolvimentos sobre esse projecto já no próximo ano e a contratação de recursos humanos especializados reflecte essa ambição. “Temos expectativas de que possam abrir candidaturas para podermos candidatar esse projecto”, afirmou a autarca, em resposta à questão levantada pelo vereador João Correia Pinto (PSD/CDS/MPT).
Fernanda Asseiceira reforçou que o município quer constituir uma equipa que trabalhe com o que existe e preveja o que falta e o que tem que ser feito para concretizar o projecto do Museu do Curtume e colocá-lo ao serviço da comunidade. Para isso, terá também a incumbência de procurar candidaturas e parcerias nacionais e internacionais para o indispensável financiamento. “É uma equipa para continuar um projecto que não temos intenção de abandonar ou desvalorizar”, garantiu a autarca.
Em Abril de 2019, durante a inauguração da última edição da Expopele, Fernanda Asseiceira disse a O MIRANTE que esperava que a candidatura efectuada pouco tempo antes pelo município a fundos comunitários na área do turismo fosse, de uma vez por todas, aprovada e desbloqueasse a questão do Museu do Curtume. A autarca admitiu perante Carla Tavares, representante do secretário de Estado da Internacionalização, estar com “enormes dificuldades” em obter apoio financeiro para poder apetrechar um espaço que se pretende dinâmico e voltado para as escolas e para a população de Alcanena.

Obra pronta em final de 2008 custou 1,7 milhões de euros

Recorde-se que o edifício do Museu do Curtume está concluído desde finais de 2008 nos antigos celeiros da EPAC, em Alcanena. A obra custou cerca de 1,7 milhões de euros e foi concretizada no último mandato de Luís Azevedo como presidente do município. A inauguração do espaço esteve prevista para Maio de 2015, mas foi adiada e Fernanda Asseiceira esperava conseguir inaugurar o museu por altura da edição da Expopele em 2016, o que mais uma vez não aconteceu por falta de financiamento comunitário para o projecto museográfico. A autarquia tem os projectos museológico e museográfico elaborados em parceria com o Instituto Politécnico de Tomar e com a colaboração do CTIC.

Museu do Curtume de Alcanena espera  há 12 anos por financiamento para abrir

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido