uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
ADIRN completou 25 anos apesar das dificuldades

ADIRN completou 25 anos apesar das dificuldades

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte apoia projectos no mundo rural e trabalha em prol do desenvolvimento do território.

Tem sido graças à resiliência dos seus trabalhadores e administradores, e por acreditarem nas potencialidades do território onde trabalham, que a ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte tem conseguido ultrapassar as dificuldades financeiras e trabalhar em prol do desenvolvimento do território.
A associação que integra municípios como Alcanena, Torres Novas, Ferreira do Zêzere, Ourém, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Entroncamento e ainda outras entidades assinalou no dia 1 de Setembro o seu 25º aniversário num jantar realizado na antiga Praça do Peixe em Torres Novas.
Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN, falou um pouco do historial da associação e a abordagem ao programa comunitário Leader, fonte de financiamento para muitos projectos. Destacou e enalteceu também o empenho e a resiliência dos trabalhadores, no que foi acompanhado por Pedro Ferreira, presidente da Câmara de Torres Novas que lidera também o conselho de administração da ADIRN.
Pedro Ferreira lembrou o importante papel desta e de outras associações, que muitas vezes passa despercebido: “Dentro dos fundos comunitários, dos apoios a Portugal, passa quase despercebido o que instituições como a ADIRN fazem e muito têm feito pelo interior do país”, destacou Pedro Ferreira, lembrando ainda as inúmeras dificuldades financeiras e os altos e baixos da associação ao longo destes anos.
A actividade da associação privilegia a área do Turismo Rural e Valorização dos Produtos Locais, bem como programas de Formação Profissional na área do Turismo Activo e Desporto Aventura. Ao longo destes 25 anos a associação tem apoiado projectos em áreas como restauração, alojamento e espaço rural, património rural, serviço social, centros de dia e centros de recuperação, jardins de infância e outras actividades económicas. Promove produtos locais, animação turística com a realização de festas e eventos, como a Festa Templária em Tomar.
Através da ADIRN foram apoiados com financiamento europeu cerca de 480 projectos, num total de 36 milhões de euros de investimento que envolveram 21 milhões de euros de apoio público, tendo criado cerca de 500 postos de trabalho.
Durante a cerimónia foi ainda entregue uma lembrança aos presidentes da assembleia geral e do conselho de administração que trabalham ou trabalharam em prol da associação.
Foi também assinado um protocolo formal entre a ADIRN e a Caixa Agrícola do Ribatejo Norte com o objectivo de apoiar as actividades da ADIRN e em simultâneo divulgar os apoios existentes.

ADIRN completou 25 anos apesar das dificuldades

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    destaques