Cada obra inaugurada significa muitas despesas de manutenção e para essas não há fundos comunitários
Presidente de Constância, Júlia Amorim (CDU) e presidente da Golegã, Rui Medinas (PS). Os dois convidados para a série de conversas a que demos o nome de “Duetos Improvisados entre pessoas que tocam sempre a mesma música” falaram de assuntos sobre os quais não falam frequentemente como sestas, medos pessoais, postais de Boas Festas em papel...mas de vez em quando foi inevitável tocarem algumas notas da pauta da política.
Sociedade | 08-09-2016
Valorizar o papel das freguesias e fazer ouvir a sua voz
Com 37 anos, Joel Marques é um jovem autarca a cumprir o segundo mandato como presidente da Junta de Freguesia de Carregueira, concelho da Chamusca, e está a trabalhar para fazer ouvir a voz das freguesias, enquanto coordenador distrital da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). O autarca estabeleceu um canal de comunicação mais eficiente entre as freguesias e pretende valorizar o seu papel para que estas deixem de ser vistas como parentes pobres do poder local.
Entrevista | 08-09-2016
As histórias de quem conhece o Castelo do Bode como ninguém
Está há 35 anos ao serviço da central hidroeléctrica e é o mais antigo trabalhador da empresa nesse centro. O electricista Vítor Rendeiro costuma brincar ao dizer que só lhe faltou nascer ao pé das turbinas, pois a mãe e o pai também ali trabalharam. Dos mais de 80 trabalhadores, já só restam nove. Agora, as máquinas fazem (quase) tudo sozinhas. Uma história de vida em dia de visita à barragem ribatejana.
Sociedade | 08-09-2016
Tejo tem potencial para ser a maior instalação desportiva de Vila Franca de Xira
O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem é de Vila Franca de Xira. Chama-se Vítor Manuel Félix e vive em Alhandra, terra que garante estar no mapa da canoagem nacional.
Desporto | 08-09-2016
Prioridade à economia sem acautelar ambiente na origem da poluição em Torres Novas
Secretário de Estado do Ambiente identificou empresa poluidora sem citar o seu nome. Governante defende uma correcta articulação entre economia, ambiente, câmara municipal e forças de segurança e garante que vai acompanhar o processo até acabar com crimes ambientais.
Sociedade | 08-09-2016
“Se as vinhas dessem dinheiro não havia tanto terreno abandonado”
As vindimas no Ribatejo começaram ainda o sol de Agosto ia alto, mas estas podem ser as últimas para algumas famílias. Os pedaços de terra que passaram de geração em geração não são rentáveis. Nalguns casos vindima-se para não deixar a tradição morrer.
Economia | 08-09-2016
Valada rendida ao festival Reverence
Freguesia do concelho do Cartaxo é paragem para milhares de festivaleiros nacionais e estrangeiros durante três dias. Mais de 50 bandas vão dar música à localidade com o comércio local a beneficiar da romaria à localidade.
Sociedade | 08-09-2016
destaques
No regresso às aulas é fundamental entrar “com o pé direito”
Quem se preocupa com pais e alunos tem sempre boas propostas
Edição de 08-09-2016
Autarcas sentem nostalgia dos tempos em que davam aulas
Reconhecem que ser presidente de câmara é mais desgastante e exigente do que ser professor. Na edição em que O MIRANTE publica um especial sobre o “Regresso às Aulas” fomos conversar com quatro presidentes de câmaras municipais da região que partilham a mesma actividade profissional: professor. Miguel Borges (Sardoal), Fernanda Asseiceira (Alcanena), Júlia Amorim (Constância) e Mário Pereira (Alpiarça) davam aulas antes de se aventurarem na vida autárquica. Admitem que são actividades com poucas semelhanças e que ser autarca é mais exigente e desgastante. Miguel Borges admite que é um cargo mais solitário e Fernanda Asseiceira refere que se fazem mais amizades como professor do que na política.
Edição de 08-09-2016
A Agroglobal tem contribuído para mostrar a importância do sector agrícola
Nesta feira os assuntos são tratados com profundidade e profissionalismo. Recuperamos para esta edição parte da entrevista dada a O MIRANTE pelo principal organizador da Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, Joaquim Pedro Torres. A agroglobal decorre em Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo, tem uma periodicidade bianual e é um certame essencialmente profissional.
Edição de 08-09-2016