uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Rio Maior afina estratégia para a valorização turística do concelho

Rio Maior afina estratégia para a valorização turística do concelho

Plano estratégico dá os primeiros passos com a apresentação do documento base que está aberto a propostas e sugestões dos agentes económicos e outras entidades.

O esboço do Plano Estratégico de Valorização e Comunicação Turística de Rio Maior foi apresentado na manhã desta quinta-feira, 1 de Setembro, no auditório dos paços do concelho. O processo encontra-se na fase inicial tendo sido apresentado um documento base elaborado por uma empresa que deverá ainda incorporar propostas e contributos de empresários do sector e outras entidades locais.
O processo envolve também a Câmara de Rio Maior e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. A presidente do município, Isaura Morais (PSD), referiu que as autarquias têm a responsabilidade de valorizar aquilo que distingue os seus territórios e devem ser entidades facilitadoras para quem quer lá investir.
Isaura Morais acrescentou que muito tem sido feito no concelho a nível turístico, quer pelo município quer por privados, sublinhando no entanto que se é importante fazer, também é essencial comunicar. Terminou reforçando para a plateia, onde se encontravam empresários, técnicos e autarcas, que o documento apresentado é aberto a propostas e sugestões.
Já o presidente da ERT, Ceia da Silva, destacou que se trata do início de um percurso e que o plano deve resultar de um trabalho conjunto e participado. “A definição da estratégia é essencial. Este concelho tem o direito de saber para onde quer ir em termos turísticos nos próximos 10 anos e esta é uma oportunidade de dizerem aquilo que pensam”, afirmou, desafiando os agentes locais a participarem.
O estudo apresentado destacou a diversidade de propostas de interesse turístico que o concelho de Rio Maior agrega, como museus, gastronomia, fauna e flora, prática desportiva, sal, arqueologia ou geologia, com o Desporto Natureza e o Turismo Cultural a serem apontados como as duas grandes alavancas potenciadoras do desenvolvimento turístico.
Entre outros aspectos, destaca-se também a aliança entre tradição (que pode ser exemplificada pelas salinas) e a inovação, de que o centro de alto rendimento desportivo é exemplo. A localização geográfica, no centro do país e próxima de Lisboa, é outro dos factores positivos realçados.

Rio Maior afina estratégia para a valorização turística do concelho

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    destaques