Primeiro Plano

Recordar outros tempos
Vítor Barroso, 43 anos, levou o filho David e o amigo Denis (à esquerda) ao jogo de apresentação do FC Alverca frente à Selecção de Lisboa (vitória dos da casa por 2-0). Equipado a rigor, Vítor olha para a equipa dos distritais de forma positiva e recorda quando jogadores como Mantorras ou Deco vestiram as camisolas do clube que militou cinco épocas na I Liga.
Primeiro Plano | 08-09-2016


Uma artesã generosa
Isabel César, 59 anos, é a única artesã de Santa Eulália, aldeia de Vialonga, concelho de Vila Franca de Xira. Casada com um ex-presidente do Grupo Desportivo de Santa Eulália, tem várias peças com o logótipo do clube. Natural de Angola, Isabel dedica-se ao artesanato como passatempo e nos eventos organizados pela colectividade oferece alguns artigos para serem sorteados em concursos. Os próximos trabalhos vão ser feitos à base de casca de ovo.
Primeiro Plano | 08-09-2016


Uma cigana na vindima
Maria Pascoal é de etnia cigana e com a sua família trabalha há mais de dez anos na vinha que Arlindo Gomes herdou do pai em Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim. “Somos praticamente da família dos donos desta terra”, afirma. Mesmo sob intenso calor a mulher veste-se de negro, como é habitual entre muitas pessoas da sua etnia. Nada que incomode esta mulher que prova que a integração não só é possível como também pode ser duradoura e pacífica.
Primeiro Plano | 08-09-2016


A tradição da cebola em Rio Maior
José Lourenço, Carlos Pereira e Rosa Pereira estiveram durante o decorrer da FRIMOR a representar as gentes que se deslocavam a Rio Maior para vender cebolas em tempos longínquos. São voluntários da Casa Senhorial d`El Rei D. Miguel que para além de trabalharem nesse espaço museológico municipal também fazem representações e outras actividades.
Primeiro Plano | 08-09-2016

destaques
No regresso às aulas é fundamental entrar “com o pé direito”
Quem se preocupa com pais e alunos tem sempre boas propostas
Edição de 08-09-2016

Autarcas sentem nostalgia dos tempos em que davam aulas
Reconhecem que ser presidente de câmara é mais desgastante e exigente do que ser professor. Na edição em que O MIRANTE publica um especial sobre o “Regresso às Aulas” fomos conversar com quatro presidentes de câmaras municipais da região que partilham a mesma actividade profissional: professor. Miguel Borges (Sardoal), Fernanda Asseiceira (Alcanena), Júlia Amorim (Constância) e Mário Pereira (Alpiarça) davam aulas antes de se aventurarem na vida autárquica. Admitem que são actividades com poucas semelhanças e que ser autarca é mais exigente e desgastante. Miguel Borges admite que é um cargo mais solitário e Fernanda Asseiceira refere que se fazem mais amizades como professor do que na política.
Edição de 08-09-2016

A Agroglobal tem contribuído para mostrar a importância do sector agrícola
Nesta feira os assuntos são tratados com profundidade e profissionalismo. Recuperamos para esta edição parte da entrevista dada a O MIRANTE pelo principal organizador da Agroglobal, Feira das Grandes Culturas, Joaquim Pedro Torres. A agroglobal decorre em Valada do Ribatejo, concelho do Cartaxo, tem uma periodicidade bianual e é um certame essencialmente profissional.
Edição de 08-09-2016