uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Moradores de Alverca querem mais passadeiras e melhor iluminação

Moradores de Alverca querem mais passadeiras e melhor iluminação

Uma mulher foi atropelada com violência em Agosto junto ao Continente. Município admite que é necessário reforço de pinturas e iluminação em algumas zonas da cidade.

Faltam mais passadeiras na Estrada Nacional 10 em Alverca, em particular junto aos hipermercados Continente e Jumbo, e é necessário reforçar a iluminação junto a outras passadeiras da cidade, algumas já completamente apagadas.
As preocupações são de vários moradores escutados esta semana por O MIRANTE ainda no rescaldo de um atropelamento registado em frente ao continente na manhã de 19 de Agosto, em que uma mulher na casa dos 60 anos foi colhida por um automóvel. A vítima, residente na zona da Chasa, atravessava a estrada para ir ao hipermercado e o condutor do automóvel não conseguiu travar a tempo. A mulher recebeu socorro no local mas a gravidade dos ferimentos obrigaram-na a ser hospitalizada em Vila Franca de Xira.
Os moradores da zona pedem por mais intervenções que promovam a segurança e reduzam os riscos de atropelamento. Atravessar a Estrada Nacional 10 junto ao Continente e ao Jumbo de Alverca é frequente por parte de moradores da Malvarosa e da Chasa e isso acontece porque não há passadeiras no local nem tão pouco passagens superiores. A mais próxima está localizada junto ao CEBI e ainda dista cerca de 250 metros.
“Muita gente vem carregada com sacos e atalha caminho atravessando a estrada, mas a zona é perigosa porque muita gente conduz demasiado rápido ali e depois já se sabe que há problemas. Sustos é todos os dias e até acho milagre como não acontecem mais azares”, conta Alberto Almeida, residente.
Outro morador, Acácio Silva, defende que o melhor é colocar um separador no centro da via. “É facilitismo. As pessoas arriscam e depois pagam o preço. O melhor era colocar um separador como fizeram em Vila Franca de Xira e ao menos assim ninguém passa nem arrisca a vida”, opina.
Na última reunião de câmara de Vila Franca de Xira o assunto foi abordado por João Pedro Santos, morador da Malvarosa, que perguntou ao executivo “para quando” estaria prevista a criação de uma passagem superior pedonal frente ao Jumbo. Também Rui Rei, vereador da Coligação Novo Rumo, lembrou que os sustos são frequentes na zona e quis saber um ponto de situação sobre o estado de conservação das passadeiras em Alverca.
O vice-presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, diz que o assunto é “muito importante” e que tem sido seguido com toda a atenção pela câmara municipal. “Estamos a trabalhar na profunda transformação da Estrada Nacional 10 entre Alverca e a Póvoa de Santa Iria numa avenida urbana e isso criará melhores pontos de atravessamento. Mas é necessário uma pintura maior das passadeiras e em alguns locais é necessária maior iluminação”, lembrou. O autarca garante que os serviços municipais irão contactar a Infraestruturas de Portugal para proceder à pintura das passadeiras que estejam em mau estado.

Moradores de Alverca querem mais passadeiras e melhor iluminação

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    destaques