uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas da Granja são ponto de encontro entre gerações

Festas da Granja são ponto de encontro entre gerações

O final da tarde de domingo ficou marcado por um dos pontos altos do programa: a procissão em honra do santo padroeiro, S. Sebastião.

Os irmãos Filipe, de 11 anos, e Rafael, de nove, foram os mais jovens de entre os vários residentes da localidade da Granja, na freguesia de Vialonga, que no final da tarde ensolarada de domingo, 30 de Julho, se reuniram para transportar os andores com as figuras dos santos na procissão em honra de S. Sebastião, santo padroeiro da localidade.
Os irmãos aceitaram o desafio do pai, Luís, que na idade deles também já transportava os andores, e acompanharam à cabeça a procissão que reuniu dezenas de moradores da localidade em marcha por algumas das principais ruas. Filipe e Rafael foram acompanhados pelo pai e pela mãe, Patrícia, e afirmaram terem gostado da experiência que lhes deixou o gostinho de para o ano repetirem. “E não há nada que junte toda a gente sem ser as Festas da Granja. A melhor parte foi a garraiada de ontem à noite. Gostámos de ver as vacas, foi fixe”, contou Filipe, de sorriso rasgado.
Além deles, foram muitos mais os residentes e acompanhantes da Granja que depois da missa saíram em marcha pelas ruas, acompanhados ainda pela banda Zés Pereiras – Os Baioneses e pelo presidente da Junta de Freguesia de Vialonga, José António Gomes. Estiveram presentes, tanto a caminhar como a transportar as figuras dos santos e a rezar e cantar alto e bom som, pessoas das mais diversas idades e com estilos muito diferentes, o que vem mostrar como a Granja é uma localidade onde todos se sentem incluídos e querem participar nas actividades, religiosas ou não.
Também foram muitos os que ficaram do lado de dentro das casas a acenar e a ver a procissão passar, naquele que foi um dos momentos altos das Festas da Granja, que decorreram entre sexta-feira, 28 de Julho, e domingo, 30 de Julho. Outro dos momentos altos foi o 7º Passeio e almoço de convívio dos Motards e Motos Antigas, que também reuniu fãs de todas as idades, tendo muitos mantido vestidas as t-shirts que informavam que tinham estado presentes. Além da procissão e da concentração motard, as Festas da Granja ainda ficaram marcadas pela música com actuações dos grupos “Pack7” e os “CTL” e ainda o baile com a banda “Nova Onda”.

Festas da Granja são ponto de encontro entre gerações

Mais Notícias

    A carregar...