uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Mitsubishi no Tramagal produz primeiro veículo eléctrico de mercadorias

Mitsubishi no Tramagal produz primeiro veículo eléctrico de mercadorias

Presidente da República esteve no arranque da produção

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na fábrica da Mitsubishi no Tramagal, concelho de Abrantes, na quinta-feira, 27 de Julho, para o arranque da produção do primeiro veículo comercial de mercadorias eléctrico, a FUSO eCanter. O modelo é produzido nesta fábrica para os mercados Europeu e Norte Americano. A fábrica do Tramagal, recorde-se, já produz a viatura comercial Fuso Canter convencional.
Este projecto do veículo comercial eléctrico é apoiado pelo governo português, que tem vindo a ser desenvolvido desde 2010. Na altura, o presidente da Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, Marc Llistosella, referiu que “hoje, com o início de produção, tornámo-nos o primeiro fabricante do mundo a produzir em série veículos de mercadorias completamente eléctricos”. O responsável anunciou que a fábrica já recebeu as primeiras encomendas.
O presidente executivo da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Jorge Rosa, afirmou que Portugal passa a ser “um dos dois únicos países do mundo a possuir uma linha de montagem com capacidade para produzir em série veículos comerciais de mercadorias elétricos”. O responsável agradeceu ao governo e aos parceiros, como a Câmara de Abrantes, pela sua participação nos testes de veículos.
Este modelo eléctrico “é a resposta da Fuso às necessidades do público de um veículo de mercadorias com zero emissões e zero ruído para distribuição dentro das cidades”, refere a empresa. A eCanter tem uma autonomia de 100 quilómetros e uma capacidade de carga de duas a três toneladas e em comparação com os comerciais ligeiros a diesel, “oferece poupanças nos custos de operação na ordem dos mil euros por cada 10 mil quilómetros”.
A fábrica do Tramagal foi fundada em 1964 numa sociedade entre a família Duarte Ferreira e o antigo fabricante de camiões Francês Berliet. Na década de 80 a empresa começou a montar o comercial ligeiro de mercadorias e outros veículos da Mitsubishi Fuso para o mercado Português. Em 1996, a Mitsubishi Motors Corporation adquiriu a unidade fabril, que tornou-se parte da Daimler AG em 2003. A fábrica tem mais de 400 colaboradores e produz a FUSO para cerca de 30 países europeus, Israel, Marrocos e Turquia.

Mitsubishi no Tramagal produz primeiro veículo eléctrico de mercadorias

Mais Notícias

    A carregar...