uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Oposição na câmara de VFX pede contas do mês de Junho na contratação de serviços
Alberto Mesquita

Oposição na câmara de VFX pede contas do mês de Junho na contratação de serviços

A poucos meses das eleições autárquicas, a oposição na Câmara de Vila Franca de Xira lembrou-se de passar à lupa o mês de Junho no que toca a aquisição de serviços naquele município e questionou algumas das prioridades de investimento.

No mês de Junho o município de Vila Franca de Xira gastou 744.393 euros a contratar serviços a diferentes entidades da região, de beberetes a um workshop em debates e discursos. O presidente do município, Alberto Mesquita (PS), diz que se tratam de operações correntes e normais do funcionamento da autarquia mas a oposição não ficou convencida quanto à pertinência de alguns investimentos e pediu mais esclarecimentos.
Entre os investimentos que levantaram dúvidas à CDU e coligação Novo Rumo (liderada pelo PSD) estão 19.065 euros de serviços de montagem e desmontagem de infraestruturas eléctricas e assistência técnica ao Colete Encarnado, 1.423 euros para o beberete da inauguração da exposição do matador Victor Mendes, 30.750 euros para projectos de execução de construção de um parque de estacionamento e 120 euros para uma formação e workshops em debates e discursos.
“Se alguns destes contratos viessem a deliberação nesta mesa perguntaríamos da sua prioridade”, notou o vereador Nuno Libório (CDU), que questinou também a contratação de consultadoria fiscal, desenvolvimento do plano de emergência do pavilhão do Cevadeiro e a elaboração de candidaturas de eficiência energética. O autarca defendeu que na maioria dos casos os serviços municipais “dispõem de todos os meios” para executar alguns dos trabalhos que a câmara contratou a terceiros.
Também o vereadir Rui Rei (Novo Rumo) questionou alguns dos investimentos, começando pelo beberete da exposição do matador Victor Mendes. “Gastaram 1.423 euros num beberete só para meia dúzia”, criticou.
Na resposta Alberto Mesquita (PS) ironizou dizendo que nunca, em quatro anos de mandato, vira tanta minúcia da parte da oposição na apreciação daquelas contas. “Como não se trata de um documento para votação mas sim para conhecimento, responderemos a todas as questões da oposição por escrito até porque a fundamentação para cada um dos investimentos não a tenho comigo. Mas posso garantir-vos que não há nada a esconder”, concluiu o autarca.

5 mil euros para abrandar comboios no Colete Encarnado
Durante os três dias de festa do Colete Encarnado em Vila Franca de Xira a velocidade dos comboios é reduzida para evitar acidentes, especialmente durante as esperas de toiros. Este ano para que os comboios reduzissem a velocidade a câmara pagou 4.999 euros à Infraestruturas de Portugal para implementar essa medida adicional de segurança. Os valores constam da informação disponibilizada pelo município à vereação.
No mesmo documento constam ainda 15.693 euros para avaliação dos solos nas instalações da antiga Cimianto em Alhandra, 9.600 euros na contratação de serviços de teleassistência para 100 idosos do concelho, 85.485 euros para elaboração do projecto de execução do parque linear ribeirinho de Alverca e Sobralinho e, entre outros, 3.382 euros para a elaboração do projecto de execução do novo acesso pedonal da urbanização da Malvarosa em Alverca.

Oposição na câmara de VFX pede contas do mês de Junho na contratação de serviços

Mais Notícias

    A carregar...