uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Ricardo Costa candidata-se a ser o autarca mais antigo do país

Ricardo Costa candidata-se a ser o autarca mais antigo do país

Presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e de Vale de Figueira, no concelho de Santarém, entregou lista para mais uma candidatura. É autarca há 35 anos e presidente de junta há 28 anos.

O presidente da União de Freguesias de São Vicente do Paul e de Vale de Figueira, concelho de Santarém, entregou na segunda-feira, 31 de Julho, a lista da sua recandidatura no Tribunal de Santarém. Ricardo Costa é autarca há 35 anos, presidente de junta há 28 anos, e se for eleito vai bater o recorde de autarca há mais tempo em funções no país.
Ricardo Costa, cabeça de lista pelo Movimento Independente das Freguesias Unidas (MIFU), refere que, das 80 assinaturas de que precisava, tem 150, sendo metade de habitantes da freguesia de São Vicente do Paul e a outra metade de Vale de Figueira. Na entrega da lista esteve também a mandatária da sua candidatura, Ana Santos.
O veterano autarca revela que a lista apresenta “algumas alterações” em relação às últimas autárquicas, apresentando “mais caras novas na assembleia de freguesia. Nos lugares seguintes da lista estão Susana Veiga Branco, Maria João Miranda e Francisco Oliveira.
Ricardo Costa é o autarca em funções mais antigo na região e um dos que há mais anos está na vida pública no país, estando prestes a bater o recorde detido pelo ex-presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que esteve 37 anos no poder. O presidente de junta só não vai conseguir ultrapassar outros feitos do político madeirense, que fez 4.850 inaugurações, nem que vivesse duas vezes.
O autarca não chegaria a este feito não fosse a Lei da Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, que levou à agregação de freguesias, numa medida do ex-ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que também foi autarca na região, tendo desempenhado o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Tomar.
O presidente da junta, pela lei de limitação de mandatos já não se podia recandidatar em 2013 mas a reorganização administrativa fez com que a sua freguesia, de São Vicente do Paul, se unisse à de Vale de Figueira. Tratando-se de uma nova entidade, o autarca passou ao lado do limite para o exercício do cargo, podendo fazer mais três mandatos. Candidata-se agora ao segundo.

Ricardo Costa candidata-se a ser o autarca mais antigo do país

Mais Notícias

    A carregar...