uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
PSD de Santarém serena ânimos e repete Ricardo Gonçalves como candidato à câmara
DECISÃO. Ricardo Gonçalves e Nuno Serra vão nos dois primeiros lugares da lista à câmara

PSD de Santarém serena ânimos e repete Ricardo Gonçalves como candidato à câmara

Divergências internas entre social-democratas chegaram a colocar em risco a recandidatura do actual presidente do município.

As várias facções do PSD de Santarém chegaram a acordo quanto à lista a apresentar à câmara municipal, com o actual presidente do município, Ricardo Gonçalves, a aceitar recandidatar-se ao cargo, após as negociações havidas na semana passada e que culminaram no plenário de 27 de Julho onde se aprovaram os principais lugares. As posições chegaram a estar extremadas e os conflitos internos obrigaram mesmo à intervenção do líder nacional do partido, Pedro Passos Coelho.
O número dois da lista será Nuno Serra, presidente da distrital do PSD e deputado, que ocupa o lugar que era dado como certo para José Gandarez, presidente da concelhia do PSD que passa a ser o cabeça de lista à assembleia municipal. Neste processo, Ricardo Gonçalves cedeu nalguns pontos mas conseguiu um dos seus objectivos: afastar Gandarez, um dos seus mais críticos opositores internos, da lista para a câmara.
Dos actuais vereadores do PSD, só Inês Barroso vai integrar a lista à câmara, no terceiro lugar. O quarto lugar é para Cláudia Coutinho, que integrou o Gabinete de Apoio ao Presidente durante a primeira metade do mandato. Em número cinco está Jorge Rodrigues, um bancário que é presidente da Assembleia de Freguesia de Alcanede e da facção de Gandarez. O número seis é do líder concelhio da JSD, Ricardo Rato, outro opositor interno de Ricardo Gonçalves. Ou seja, nos seis primeiros lugares, Ricardo Gonçalves terá a companhia de três elementos ligados à facção rival.
Os restantes três candidatos efectivos da lista à câmara (são nove no total) ainda não ficaram definidos. Para a assembleia municipal, depois do cabeça de lista José Gandarez, os restantes nomes serão indicados alternadamente por Ricardo Gonçalves e pela comissão política concelhia.
À partida trata-se do acordo possível mas convém lembrar que outro acordo de princípio entre Ricardo Gonçalves e as comissões políticas concelhia e distrital esteve praticamente consumado em Abril último e acabou por não ser assinado. Fontes do PSD, contactadas por O MIRANTE, registam que houve cedências de parte a parte e que os grandes derrotados neste processo são José Gandarez, que sai da lista à câmara por imposição de Ricardo Gonçalves, e António Campos, que chegou a posicionar-se para ser candidato caso Ricardo não avançasse. Já a concelhia do PSD conseguiu reforçar a sua presença na lista à câmara face ao que estava inicialmente definido.

PSD de Santarém serena ânimos e repete Ricardo Gonçalves como candidato à câmara

Mais Notícias

    A carregar...