uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
CBEI vai passar a apoiar pessoas com Alzheimer
Protocolo de parceria foi assinado no dia 20 de Fevereiro

CBEI vai passar a apoiar pessoas com Alzheimer

Centro de Bem Estar Infantil de Vila Franca de Xira assinou protocolo com instituição galega que alarga o leque de respostas à comunidade.

Prestar à comunidade portadora de Alzheimer uma resposta relevante e rápida foi o mote com que Gil Teixeira, presidente do Centro de Bem Estar Infantil (CBEI) de Vila Franca de Xira, abriu o discurso que antecedeu a assinatura do protocolo entre esta instituição particular de solidariedade social e a AFAGA Alzheimer, da Galiza, Espanha.
O dirigente do CBEI esteve à conversa com O MIRANTE e falou da importância da assinatura do protocolo. “Hoje é um dia histórico para o CBEI. Deixamos de dar apenas resposta à infância e juventude e passamos a partir de agora a dar resposta também à população adulta”.
O CBEI e a AFAGA aceitaram estabelecer um acordo para a intervenção e promoção de projectos comuns na área de demências neurodegenerativas, com vista a integrarem doentes e familiares numa vida social normalizada e autónoma. Gil Teixeira afirmou que “num concelho com cerca de 150 mil habitantes o número de idosos é cada vez maior” e que é necessário intervir nesse sentido.
Para além da ajuda às pessoas portadoras de Alzheimer, o presidente do CBEI recordou que esta iniciativa vai servir como motor da economia local, criando mais postos de trabalho. O presidente do CBEI realçou o trabalho feito pela AFAGA Alzheimer, que servirá como exemplo. “No fundo é preciso ver para crer. A maneira como formam os colaboradores e como cuidam das pessoas é incrível. Com muito pouco, com espaços muito simples, conseguem dar uma resposta eficaz a todas as pessoas. Acredito que também somos capazes de fazer o mesmo e sem dúvida que vamos seguir o exemplo deles”, concluiu.
A assinatura do protocolo, realizada no dia 20 de Fevereiro, foi precedida por um dia de trabalho entre responsáveis do CBEI, da AFAGA, da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Lisboa, da Sociedade Euterpe Alhandrense e dos órgãos executivos da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira.

CBEI vai passar a apoiar pessoas com Alzheimer

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques