Loja de Cidadão de Santarém com mais de 350 mil atendimentos em dois anos
Espaço ocupa o 14º lugar no ranking nacional de lojas com mais atendimentos.
A Loja de Cidadão de Santarém registou 351.799 atendimentos em dois anos de actividade. O espaço, inaugurado em 19 de Dezembro de 2016, tem balcões de oito entidades: Águas de Santarém; Câmara de Santarém (Secções de Receitas e de Urbanismo); Espaço Cidadão; Autoridade Tributária (AT); Galp; Instituto da Mobilidade e dos Transportes; Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; Tagusgás; e Espaço Empresa de Santarém.
Após o segundo ano de funcionamento, a Loja de Cidadão de Santarém ocupa o 14º lugar no ranking de lojas com maior número de atendimentos no território nacional, sendo que existem mais de 50 Lojas de Cidadão no país.
Segundo dados da Câmara de Santarém, este ano realizaram-se 181.651 atendimentos, o que representa um acréscimo de mais de 6% face ao primeiro ano, em que se registaram 170.148 atendimentos.
Os serviços de atendimento do Urbanismo do Município são prestados em exclusivo na Loja do Cidadão, que conta ainda com um posto de atendimento dos Serviços de Taxas e Receitas da autarquia. O Atendimento Técnico do Urbanismo funciona das 09h00 às 13h00 e o Espaço Empresa, das 09h00 às 18h00.
Loja do Cidadão levou sete anos a ser concluída
As obras de adaptação do antigo matadouro, situado no topo sul da Rua Pedro de Santarém, começaram em Agosto de 2009 e deviam ter ficado concluídas em Maio de 2011 para o edifício ser entregue pela autarquia à Agência para a Modernização Administrativa a quem competia equipá-lo. Só que foi precisamente em Maio de 2011 que a obra foi suspensa pelo empreiteiro, por alegado incumprimento contratual por parte da Câmara de Santarém, que, por seu lado, em Janeiro de 2012, rescindiu o contrato com a empresa pelas mesmas razões, alegando que nada lhe devia. As obras foram retomadas apenas em Maio de 2014.