uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Bloco quer tirar nome do marechal Carmona da ponte de Vila Franca de Xira
Ponte de Vila Franca de Xira foi inaugurada em 1951

Bloco quer tirar nome do marechal Carmona da ponte de Vila Franca de Xira

Presidente da câmara discorda e entende que não é preciso “ajustes de contas” com o passado.

A ponte sobre o Tejo em Vila Franca de Xira, que ostenta o nome de Marechal Carmona, que durante décadas foi a principal travessia sobre o rio Tejo na Área Metropolitana de Lisboa – e a única que ainda hoje é de travessia gratuita em ambos os sentidos - celebra a 30 de Dezembro os seus 67 anos contínuos de funcionamento.
A ocasião foi aproveitada por Carlos Patrão, vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Vila Franca de Xira, para sugerir esta última semana que está na altura de deixar cair o nome do antigo Presidente da República do Estado Novo. O autarca admitiu que a sua proposta é polémica e que irá gerar debate inflamado. “Julgo que devíamos fazer uma discussão em torno do nome da ponte e alterá-lo. Já não traduz o que é o nosso concelho e a nossa sociedade. Nas diferentes placas que existem na ponte o nome até já foi arrancado. Até aí há um certo desleixo que não deverá ser alheio ao nome que a ponte tem”, afirmou.
O presidente da câmara, Alberto Mesquita (PS), mostrou-se surpreendido com o desafio mas já avisou que não está receptivo a mudar o nome da ponte. “Será polémico mudar o nome da ponte. Já temos alguns anos de democracia e penso que já estamos maduros o suficiente para não fazermos ajustes de contas com o passado”, defende. O autarca lembra que cresceu a ouvir falar na ponte com o nome de Marechal Carmona e que por isso “não valerá muito a pena” pensar no assunto. “É uma reflexão que poderemos vir a fazer mas acho que pensar muito nisso levaria-nos muito longe”, notou.
O vereador bloquista sugeriu também que, no âmbito dos 70 anos de existência da ponte, se realize uma exposição alusiva à sua história, facto que o município disse já estar a estudar. “Recentemente até nos veio parar às mãos o projecto inicial e original da ponte, de um dos engenheiros responsáveis pela sua construção. Está no arquivo do Museu do Neo-Realismo, é uma peça fantástica e lindíssima. Se avançarmos com essa exposição será certamente um dos elementos mais importantes”, frisou Alberto Mesquita.

Ponte precisa de melhorias

Actualmente a ponte de Vila Franca de Xira continua com pouca iluminação o que coloca em risco os automobilistas. Os problemas já estão identificados pela Infraestruturas de Portugal mas estão há anos para ser resolvidos e há a expectativa que os trabalhos avancem em 2019. O município já se disponibilizou para assumir os custos com a iluminação pública da estrutura, mas apenas depois de ser totalmente reparada. Para além dos candeeiros decorativos que estão avariados, mais de metade dos 120 candeeiros de iluminação do tabuleiro estão apagados.

Bloco quer tirar nome do marechal Carmona da ponte de Vila Franca de Xira

Mais Notícias

    A carregar...