Lezíria do Tejo tem a maior taxa de execução dos fundos do Portugal 2020
Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo investiu mais de 12 milhões de euros na requalificação de infra-estruturas de ensino básico e secundário e na melhoria da eficiência energética.
Com uma taxa de execução de 28% a Lezíria do Tejo destaca-se entre as comunidades intermunicipais com maior taxa de execução do país para o Programa Portugal 2020, segundo dados da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.
O montante dos fundos recebidos pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) corresponde a mais de 43 milhões de euros (valor do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Lezíria do Tejo), dos quais foram aplicados na região mais de 12 milhões de euros em investimentos em várias áreas, como na requalificação de infra-estruturas de ensino básico e secundário ou na melhoria da eficiência energética nas infra-estruturas públicas.
Até ao momento estão aprovadas 11 candidaturas para a eficiência dos sistemas de iluminação pública, conduzindo a uma poupança energética anual de 10.722.896 kWh que representa uma redução anual na ordem dos 1,3 milhões de euros na factura de energia da Lezíria do Tejo. Segundo a CIMLT foram já implementadas 44.315 luminárias LED, através de um investimento aprovado de perto de nove milhões de euros em iluminação pública.
Prevê-se que após a implementação das restantes candidaturas ainda em análise, o investimento da melhoria da eficiência energética da iluminação pública na Lezíria do Tejo suba para mais de 15 milhões de euros, tornando a Lezíria do Tejo uma região com mais de 85% de iluminação LED, com cinco municípios da região a atingir os 100%.
Deste investimento resultará numa poupança global anual na ordem dos 2,2 milhões de euros em energia eléctrica da iluminação pública dos 11 municípios da Lezíria do Tejo e uma poupança de 18 GWh, evitando a emissão de 8.460 toneladas de dióxido de carbono para o ambiente.