uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Festas de Vialonga continuam a mostrar o melhor que há na comunidade
Tasquinhas, animação e exposição de artesanato são alguns dos atractivos da festa de Vialonga

Festas de Vialonga continuam a mostrar o melhor que há na comunidade

Programa diversificado de cinco dias tem na procissão o seu ponto mais solene. As festas de Vialonga têm crescido todos os anos e estão a afirmar-se como uma das manifestações mais típicas do concelho de Vila Franca de Xira. Este ano volta a haver animação, artesanato, tasquinhas, exposições e diversões.

A freguesia de Vialonga volta a celebrar, entre os dias 14 e 18 de Agosto, a solenidade litúrgica da Assunção de Maria, uma data cuja origem remonta, praticamente, ao início da igreja católica. É por isso que a procissão que ali tem lugar, dia 15 de Agosto, em honra de Nossa Senhora da Assunção, a padroeira da terra, é o momento mais solene das festas e aquele que mais gente reúne todos os anos.
As festas de Vialonga têm-se afirmado como uma das mais tradicionais do concelho de Vila Franca de Xira, onde o espírito de bairro, amizade e convívio se expressa debaixo de muita animação, artesanato, tasquinhas, exposições e diversões para todos os gostos.
Organizadas pela Junta de Freguesia de Vialonga, o palco mais castiço é o que se encontra no largo da igreja, onde poderão ser vistos os grupos tradicionais de música popular de Vialonga, no feriado de 15 de Agosto à noite: o grupo da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga (ARPIV), o rancho da Associação Desportiva Cultural e Social do Parque Residencial de Vialonga, o grupo de música tradicional Folha Verde e o grupo de cantares da Associação de Bem-Estar Infantil de Vialonga.
Além do palco da igreja haverá também um segundo palco musical, situado no largo dos bombeiros, onde estão prometidas em cartaz algumas bandas rock. O cartaz prevê, para o primeiro dia de festa, dia 14, concertos da Banda em Stock, com um tributo à música rock, seguida da actuação do DJ L Barral. No palco igreja haverá baile com a banda Semáforo. A música começa por volta das 21h00.
Quinta-feira, além da procissão marcada como habitualmente para as 18h00, haverá a actuação da banda Os Red, seguido da actuação de grupos populares da freguesia. No dia seguinte, sexta-feira, dia 16 de Agosto, sobem ao palco os Máquina do Tempo, com um tributo à música das décadas de 1980 e 1990, com baile marcado no palco da igreja com Davide Matos.
Sábado é dia de música africana com Konguito 7 Teen e Welkom DJ, a par com a banda N Fly. Encerra a festa o DJ Kiky Tavares. O bailarico está prometido pela banda Alta Tensão. Por último, dia 18 de Agosto, a festa acaba com um tributo aos Beatles, pelas vozes e guitarras dos The Peakles, seguido de baile com Cláudio e Rita.

Inauguração marca arranque das festas
A abertura das festas de Vialonga está marcada para quarta-feira, dia 14 de Agosto, pelas 19h00, com a inauguração da exposição "Os topónimos e os autarcas", no salão nobre da Junta de Freguesia de Vialonga, dando depois lugar a uma arruada com o grupo popular "Os Baionenses", do Casal do Freixo. Pouco depois, as tasquinhas já estarão à espera dos convivas com diversos petiscos à escolha.

Festas de Vialonga continuam a mostrar o melhor que há na comunidade

Mais Notícias

    A carregar...