Aluno do IP Santarém representou Ensino Politécnico Agrário na 17ª CULTIVAR
Afonso Pereira da Silva, estudante da ESA - Escola Superior Agrária do IP Santarém, representou o ensino politécnico agrário, na 17ª edição da Cultivar, Cadernos de Análise e Prospetiva (Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral) dedicada ao tema “Ensino Agrícola.
O evento que decorreu no dia 6 de Dezembro, nas instalações do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, teve como objectivo promover uma reflexão sobre os múltiplos procedimentos e métodos inerentes ao ensino agrónomo e das ciências agrárias.
O estudante do IP Santarém integrou o painel de oradores e pautou a sua intervenção pela partilha da experiência enquanto aluno de ensino politécnico no curso de Agronomia. Afonso Pereira da Silva também identificou aqueles que, segundo ele, são os aspectos a melhorar na sua área de ensino.
“Escolhi o IP Santarém porque desde sempre considerei que era onde poderia adquirir as ferramentas necessárias para atingir os meus objectivos e até agora tem correspondido às expectativas. No entanto, a nível geral no ensino agrícola acredito que existem muitos aspectos a melhorar”, afirmou.
O estudante, que partilhou o palco com outros três alunos do ensino superior, profissional e secundário, referiu que um dos aspectos a melhorou no futuro é a relação escola/aluno; “nós alunos temos de intervir mais, ser mais participativos nos projectos e na vida da instituição de ensino que frequentamos. Não nos podemos limitar a criticar, temos de agir. O futuro passa por aí”, sublinhou.
Numa edição onde se pretendeu reflectir sobre a actual abordagem da agricultura em todos os níveis de ensino, desde o básico ao universitário, o painel de oradores contou com a participação de vários especialistas de empresas e instituições de ensino ligadas ao sector agrícola. Os espectros das intervenções visaram responder a diversas questões, como, por exemplo, de onde vêm e qual é a motivação dos alunos que querem estudar estes temas, o que estão as instituições a ensinar e como transmitem o conhecimento, ou do que precisam os agricultores e as empresas agrícolas nesta matéria, entre muitas outras.