uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Prendas úteis para oferecer neste Natal

Festivo Manuel Serra d’Aire

Seguindo a tua sugestão, mais uma vez vou deixar sugestões de presentes de Natal para algumas figuras e entidades que andam por cá a lutar pela vida com denodo e abnegação, sendo também uma forma de as homenagear pela inspiração e formigueiros nas meninges que algumas delas me têm proporcionado ao longo dos tempos.
Para os autarcas da Associação de Municípios do Vale do Tejo proponho uma estadia de passagem de ano na Colónia Balnear da Nazaré. Um prémio merecido, correspondente à atenção que têm dado àquele valioso património e à sua capacidade de concretização, semelhante às dos actuais avançados do Sporting. Com políticos destes, obviamente, a vizinhança da Colónia Balnear tem todas as condições para poder dormir descansada, porque pelo menos com o barulho de obras não vai ser incomodada...
Para o presidente e a vice-presidente da Câmara da Chamusca sugiro uma colectânea com os melhores êxitos do célebre duo Ele e Ela, com obras primas da música lusitana como “O Governo Dos Mijões”, “Meu Gato Não Me Come A Rata” ou “Os Marmelinhos da Ritinha”. Uma prenda merecida pela cumplicidade na governação da sua casa comum, que é a Câmara da Chamusca, e da sua vasta prole, composta pelos munícipes. Tomara muitos casais de papel passado terem uma coesão matrimonial ao nível da harmonia política dos dois autarcas. Infelizmente, não vão poder chegar às Bodas de Prata porque, com a lei de limitação de mandatos, 12 anos é o tempo limite para um presidente de câmara. Por isso, é aproveitar enquanto é tempo!
Ao funcionário da Câmara de Almeirim que esborratou de forma amadora os rostos de dois jornalistas de O MIRANTE que figuravam numa fotografia sua, proponho a oferta, a expensas da autarquia, de um curso básico de manipulação de imagens. Para que da próxima vez a coisa fique esteticamente mais composta. Em alternativa, recomendo a oferta de umas barbas e de um barrete de Pai Natal, para se disfarçar nesta época festiva, caso tenha ficado com vergonha de sair à rua...
Para a maioria socialista que governa a Câmara de Azambuja sugiro uma caixa de tomates da lezíria ribatejana, daqueles avantajados e sumarentos. Esse horto-frutícola tem propriedades excepcionais e as suas características anti-oxidantes fazem desenferrujar a língua mais perra. Talvez assim ficássemos a saber o que pensam os autarcas do fedorento aterro sanitário às portas da vila, que parece um cenário dos filmes da tetralogia Mad Max.
A nova ministra da Agricultura, a primeira ribatejana nessas funções, também merece ser bafejada pelo espírito natalício (apesar de já lhe terem oferecido um bom lugar no Governo), porque a vida não são só frutas, hortaliças e cereais, tractores, foicinhas e arados. Como já deve ter veículo à altura das ilustres funções ministeriais, sugiro a oferta de um trem de cozinha topo de gama, dada a apetência da ministra por tachos, panelas e demonstrações culinárias para povoléu ver.
Saudações natalícias do
Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...