uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Escolas de Benavente querem os alunos mais ambientalistas e voluntarios
Senhorinha Gomes é professora em Benavente e um dos rostos da iniciativa

Escolas de Benavente querem os alunos mais ambientalistas e voluntarios

Recolha de lixo deitado para o chão e sensibilização para uso de garrafas reutilizáveis entre as actividades realizadas. Dia Internacional do Voluntariado é celebrado a 5 de Dezembro.

Formado por duas dezenas de professores e alunos, em 2018, o Clube de Voluntariado do Agrupamento de Escolas de Benavente quer promover o espírito voluntário e fomentar nos jovens o sentimento de solidariedade e valorização do próximo.
“O voluntariado é algo muito positivo e ensiná-lo na escola ajuda a que em casa e na comunidade estes jovens o repliquem”, sublinha a professora Senhorinha Gomes. São os alunos que escolhem as acções que querem desenvolver e os professores ajudam a pô-las em prática.
No ano lectivo anterior o Clube de Voluntariado apostou na vertente humanitária angariando fundos num evento solidário para as vítimas do ciclone Idai que atingiu Moçambique. A iniciativa contou com a participação de músicos, clubes e associações de dança e ginástica do concelho.
Este ano o tema escolhido foi o ambiente. Uma das actividades é a recolha do lixo deitado para o chão na escolas. Em Janeiro os voluntários vão formar a brigada “Clean Up” para apanhar o lixo na Escola EB 2,3 Duarte Lopes.
Outra iniciativa no âmbito do ambiente é a realização da Semana Verde, em Fevereiro, durante a qual o bar da Escola Secundária de Benavente não vai vender garrafas de plástico e os alunos voluntários vão convencer os restantes colegas a não levarem garrafas de plástico para a escola e a optarem sempre por garrafas reutilizáveis no dia-a-dia.
O clube também quer alargar as suas actividades à comunidade. “Os alunos voluntários estão a distribuir questionários à população para saberem quais os problemas ambientais que consideram estar a afectar a vila e que gostariam de ver resolvidos para que depois possam desenvolver acções nesse sentido”, explica Senhorinha Gomes.
Um desses problemas deve ser o da praga de jacintos que tem atingido o rio Sorraia. Os alunos do clube de voluntariado têm-se aliado às acções desenvolvidas pelo movimento Juntos pelo Sorraia, liderado por José Pastoria, e já têm em agenda uma sessão de esclarecimento dirigida à comunidade escolar sobre aquelas plantas infestantes e os seus efeitos nocivos.

Escolas de Benavente querem os alunos mais ambientalistas e voluntarios

Mais Notícias

    A carregar...