
Missionários Combonianos em Santarém há mais de quatro décadas
Membros da comunidade não usam hábito, lêem jornais, vêem televisão e podem comunicar através do ‘whatsapp’.
Há mais de quatro décadas que os Missionários Combonianos se instalaram na Quinta de São José, no Jardim de Cima, em Santarém. Naquele espaço residem padres e noviços que cuidam das instalações e ajudam a trabalhar a terra, entregam-se à oração, promovem a animação das paróquias e captam apoios para as missões que têm pelo mundo fora. Porque é muito longe dali, em África, na América Latina ou na Ásia, que a missão dos discípulos de Daniel Comboni ganha outro alcance e produz outro sentido.
Os Combonianos têm bases na Europa, seis das quais em Portugal, mas quando se fala nos missionários combonianos, associa-se o nome a zonas carenciadas de África, América Latina e Ásia. É aí que mais desenvolvem uma missão de evangelização e ajuda humanitária. Actualmente confrontam-se com a dificuldade de arranjar novos elementos.
Não há clausura nos Combonianos. Os membros da comunidade não usam hábito, há jornais disponíveis, vê-se televisão e comunica-se através do ‘whatsapp’ ou joga-se ténis de mesa no terraço, tendo o campo em fundo. Quem quer recolhimento para rezar utiliza o quarto ou as capelas.
*Reportagem completa na edição semanal em papel desta quinta-feira
