uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

Beneficiários de tarifário social da água em Ourém ultrapassaram limite de consumo

Câmara vai ter que devolver 3.805 euros à empresa que gere o sistema de abastecimento no concelho.

As famílias e instituições abrangidas pelo tarifário social de água no concelho de Ourém excederam o consumo previsto no orçamento contratado com a Be Water (responsável pela gestão da água do município) o que vai obrigar a Câmara de Ourém a devolver 3.805 euros à concessionária. A situação obriga a reavaliar este benefício social, que é da ordem dos 120 mil euros/ano. A informação foi dada pelo vice-presidente do município, Natálio Reis (PSD/CDS) em reunião camarária.
O autarca afirmou que o município teve o cuidado de introduzir uma verba de 120 mil euros anuais para apoiar os tarifários sociais das famílias numerosas, no âmbito do contrato de concessão do serviço de abastecimento público de água. “Esta verba também é destinada ao tarifário social atribuído às IPSS, tendo em consideração a sua importância no concelho de Ourém, quer pelas diversas funções de cariz social que desempenham, quer pelo apoio que dão à autarquia na prossecução das políticas sociais estabelecidas”, explicou.
Natálio Reis sublinhou que o valor concedido às 84 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) foi suficiente até agora. “No futuro existirá um défice no encontro de contas entre a câmara municipal e a Be Water. Apesar do valor previsto de 120 mil euros ser anualmente actualizado com base no aumento do tarifário de venda de água (3,10% em 2020) verificou-se, em 2019, um défice de 2.705,60 euros a favor da empresa concessionária. Com a previsão para 2020 o valor total em causa é de 3.805 euros a favor da Be Water”, esclareceu. O autarca concluiu que será necessário ressarcir a concessionária da verba excedente ou equacionar a hipótese de reduzir o benefício actualmente em vigor do tarifário social.

Mais Notícias

    A carregar...