Lampreia volta a ser rainha à mesa no concelho de Mação
Festival gastronómico realiza-se entre 28 de Fevereiro e 12 de Abril
Mação vai receber mais um Festival da Lampreia, entre os dias 28 de Fevereiro e 12 de Abril, que conta com a participação de oito restaurantes do concelho. O presidente do município, Vasco Estrela (PSD), diz que manter a divulgação do típico prato de arroz de lampreia no festival significa que o concelho está também a promover os seus restaurantes e o potencial de Mação e das suas freguesias, assim como o rio Tejo. “O evento do ano passado foi um sucesso e creio que estão reunidas todas as condições para que este ano esse sucesso se repita”, referiu o autarca durante a apresentação do festival.
O município vai entregar a cada restaurante aderente um conjunto de outros produtos típicos do concelho, como azeite, azeitona ou mel, para que os visitantes possam prová-los. Vasco Estrela sublinhou que cabe à Câmara de Mação criar condições para as coisas acontecerem e ao assegurar a continuidade do festival está a preservar e divulgar o típico arroz de lampreia.
Os oito restaurantes vão cozinhar a lampreia com algumas particularidades, sobretudo na forma como o peixe é confeccionado, assim como o arroz que a acompanha. Vasco Estrela realça que a fama da lampreia vem de longe, assim como a sua história, que se cruza com a do rio Tejo e das gentes de Mação, sobretudo na freguesia de Ortiga, onde ainda existem vários pescadores.
“A excelência da lampreia e do peixe do rio, assim como dos pratos que aqui se confeccionam têm feito do concelho, ao longo dos tempos, um ponto de referência a nível nacional”, referiu o autarca. O Festival da Lampreia é organizado pela Câmara Municipal de Mação que conta, este ano, além dos oito restaurantes aderentes, com o apoio da Pinhal Maior.