Esferovite a mais no Carnaval de Marinhais
Numa altura em que se fala na redução do uso do plástico é vergonhoso ver como ficam as bermas da estrada principal de Marinhais, concelho de Salvaterra de Magos, após a passagem dos desfiles de Carnaval, tendo sido literalmente invadidas por bolinhas de esferovite. Para quem não sabe, o poliestireno, mais conhecido por esferovite, é uma resina do grupo dos termoplásticos e é usada nos copos descartáveis.
E mais: é preciso perceber-se que o material não é biodegradável, o que quer dizer que o tempo de decomposição da esferovite pode durar uma eternidade. E se for descartado incorrectamente, com o passar do tempo, o material tende a quebrar-se, dando origem a microplásticos que possuem a capacidade de absorver compostos químicos tóxicos, como agrotóxicos, pesticidas e metais pesados, como mercúrio e chumbo.
Gostar ou não gostar do Carnaval depende de cada um, mas atitudes como estas são de uma completa irresponsabilidade ambiental. É ridícula a quantidade de metros e metros de via pública que estão cheios de bolinhas de esferovite. Estamos em 2020 e isto não pode continuar a acontecer. Basta de irresponsabilidade.
Fernando Martins