Rui Rei chama mentiroso e coitado a vereador do Bloco em VFX
Nova crónica de Carlos Patrão indignou social-democratas. Rui Rei usou microfone da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira para responder à letra ao autarca do Bloco de Esquerda, que não esteve na sessão.
Mentiroso e coitado. Foi desta forma que Rui Rei, eleito da bancada do PSD na Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira e ex-vereador do município, se referiu ao vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Vila Franca de Xira, Carlos Patrão, na última sessão da assembleia municipal.
“É mentiroso e mente com tudo o que tem na boca. Trabalha pouco e falta-lhe humildade. Podíamos fazer um peditório para ver se lhe pagávamos alguma coisa, já que agora até fez um novo artigo de opinião a dizer que trabalha muito, coitado”, disparou Rui Rei perante Rui Perdigão, que substituía Carlos Patrão que não esteve presente na sessão.
A polémica estalou inicialmente com um artigo de opinião de Carlos Patrão, publicada no site do BE, com o nome “Crónicas de um reino medieval”, em alusão à feira medieval promovida anualmente pelo Centro de Bem-Estar Infantil (CBEI) em parceria com o município. Patrão exigia no artigo uma auditoria às contas da instituição dirigida por Gil Teixeira e lamentava as relações políticas e comerciais entre a vereadora social-democrata Helena de Jesus e Gil Teixeira.
Num novo artigo de opinião, publicado a 13 de Fevereiro, Carlos Patrão diz compreender que o PSD se queira “ver livre do elefante na sala” e pede desculpa ao PSD por ter dito que Gil Teixeira era militante social-democrata quando isso já não correspondia à verdade.
“Um bocadinho de humildade deste senhor, que mentiu nos dois comunicados relativos ao PSD, não lhe ficava mal. O PSD de Vila Franca de Xira não dá guarida a Robles e está solidário com os trabalhadores do CBEI e contra qualquer tipo de manigância que possa estar associada à gestão daquela ou outras colectividades”, acusou Rui Rei, aludindo ao vereador bloquista da Câmara de Lisboa que esteve envolvido num polémico processo de venda de um edifício.
No seu segundo texto de opinião Carlos Patrão volta a insistir num conflito de interesses entre a vereadora Helena de Jesus e o CBEI, enquanto sua advogada, lembrando que precisa de “trabalhar muito”, muitas vezes fora do horário de trabalho, para compensar as horas que retira diariamente para dar à vereação da câmara e assim poder honrar o mandato de vereador.
Presidente da câmara pede tranquilidade
O presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita (PS), prefere não se pronunciar sobre a guerra de palavras e avisa que é preciso tranquilidade para que o CBEI possa ultrapassar as suas dificuldades. “No CBEI há um alarido estranho. Espero que esse alarido contribua para resolver os problemas mas não tenho a certeza que assim seja. Estou convicto que o CBEI vai conseguir ultrapassar as dificuldades mas não vai ser fácil. Vão ser precisos muitos sacrifícios”, avisa o autarca.