uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
“A Quercus não é inimiga  do município de Benavente” 
Paulo do Carmo

“A Quercus não é inimiga  do município de Benavente” 

Líder da associação ambientalista refere que “não é normal” o volume de processos em tribunal envolvendo a associação e a Câmara de Benavente e diz-se agradado com a reunião com Carlos Coutinho.



Demorou tempo mas já se concretizou a reunião entre o novo presidente da associação ambientalista Quercus e Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente. Duas entidades que andavam em pé de guerra há mais de seis anos, incluindo nos tribunais, por causa do processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM).
“O presidente recebeu-me, expôs a sua visão das coisas e referimos que a Quercus é uma parceira do município. Não há ali nenhum inimigo para nós, nenhum adversário, vamos tentar ultrapassar o que for possível ultrapassar”, explica Paulo do Carmo a O MIRANTE. Falando à margem da cerimónia de assinatura de um protocolo em Vila Franca de Xira, o líder da associação ambientalista disse que o dossiê do PDM de Benavente foi o primeiro em que se debruçou logo que tomou posse.
“Não é normal que em mais de 300 municípios do país exista esta situação tão particular entre a Quercus e Benavente. Independentemente de visões contraditórias que se possam ter sobre os assuntos, não é normal uma intensidade tão grande de processos como neste caso”, admite o dirigente.
Continuar o diálogo e fazer caminho rumo a consensos são os próximos objectivos de Paulo do Carmo, num caso que tem feito correr muita tinta a nível nacional e local. O presidente da Câmara de Benavente já tinha afirmado, em reunião de câmara, estar disponível para continuar esses contactos com a associação ambientalista, considerando, no entanto, que as acções interpostas pela Quercus em tribunal terão atrasado o desenvolvimento do concelho em quase duas décadas.
Na origem do problema está um conjunto de acções interpostas na justiça por parte da Quercus ao longo dos anos, reclamando ilegalidades no processo de revisão do PDM de Benavente, ainda no tempo do anterior presidente da associação, João Branco. O ambiente entre as duas entidades azedou e as relações ficaram praticamente cortadas, até à entrada do novo líder da associação, Paulo do Carmo, que retomou o diálogo.
O autarca de Benavente, Carlos Coutinho, sempre considerou as acções da Quercus lesivas para a população e para o bom seguimento do processo, chegando mesmo a acusar aquela associação ambientalista de perseguição. O PDM de Benavente ficou concluído a 22 de Fevereiro de 2019 e foi publicado em Diário da República, mesmo com algumas acções da Quercus ainda por decidir nos tribunais.

“A Quercus não é inimiga  do município de Benavente” 

Mais Notícias

    A carregar...