uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Demolição de quiosque em Samora Correia parada por falta de acordo
Rui Rodrigues explora o quiosque há mais de 20 anos

Demolição de quiosque em Samora Correia parada por falta de acordo

Empresário que explora o espaço quer uma compensação pela perda do seu posto de trabalho. Presidente do município garante que a estrutura só será demolida quando houver entendimento entre as partes.

A requalificação do Parque Ruy Luís Gomes, junto ao bairro Arneiro dos Corvos, em Samora Correia, vai obrigar à demolição de um quiosque municipal concessionado para dar lugar a uma outra estrutura mais moderna que vai manter serviços de cafetaria, esplanada e sanitários. A questão foi debatida na última reunião pública do executivo e da assembleia municipal depois de o actual explorador do quiosque, Rui Rodrigues, querer saber que alternativas ou compensações pensa o município conceder-lhe quando perder a sua fonte de rendimento. “Se o querem mandar abaixo pelo menos têm de me dizer quando e pagar-me uma indemnização ou garantirem que vou ficar a tomar conta do novo espaço”, disse Rui Rodrigues a O MIRANTE.
Aquela estrutura, garantiu o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), não vai ser demolida até a situação com o explorador do espaço estar resolvida. O autarca explicou que, quando o executivo comunicou a decisão, o actual explorador do espaço fez uma contra-proposta. Mostrou-se disponível para acordar com o município uma indemnização em dinheiro ou numa habitação em valor igual ou superior a 50 mil euros, caso não ficasse como a gestão do novo espaço a ser construído. Carlos Coutinho não disse que não e afirma estar a avaliar essa possibilidade com o gabinete jurídico.
O vereador Ricardo Oliveira (PSD) também questionou na última reunião do executivo se quem ficar com a exploração do novo espaço vai pagar uma renda de valor igual ou semelhante à actual. A questão tinha sido também colocada pelo eleito do PS na Assembleia Municipal de Benavente, Nuno Pires. O social-democrata lamentou ainda que se avance com uma empreitada sem que tudo esteja em pratos limpos com quem “explora aquele espaço há tantos anos”.
Carlos Coutinho recordou que Rui Rodrigues explora o quiosque porque foi a própria autarquia” a viabilizar-lhe aquela solução de vida”, mas considerou que “a solução que se procura é jurídica e não da vontade do presidente da câmara”. Argumentando que o novo quiosque “vai ser fundamental para o sucesso do espaço” que está a ser requalificado, o autarca disse que “não vai haver hasta pública” para que outros possam concorrer, mas não divulgou por quem vai ser gerido, caso Rui Rodrigues não fique com essa responsabilidade.
Investimento de 900 mil euros no parque
As obras de requalificação do Parque Ruy Luís Gomes arrancaram nas últimas semanas e resultam de um investimento de 900 mil euros, com apoio de 85% de fundos comunitários. A empreitada inclui a criação de mais estacionamento, dois campos de padel, remodelação do parque infantil e a nova cafetaria. O município deixa em aberto a possibilidade de ser colocado um monumento de homenagem aos combatentes e uma viatura militar que participou na Revolução dos Cravos de 1974 e que foi oferecida pelo Exército Português ao município.

Demolição de quiosque em Samora Correia parada por falta de acordo

Mais Notícias

    A carregar...