uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Doentes urgentes de Ourém voltam a poder recorrer ao Hospital de Leiria
Luís Albuquerque

Doentes urgentes de Ourém voltam a poder recorrer ao Hospital de Leiria

Unidade de saúde leiriense volta a ser referência para atender utentes do concelho vizinho.

O Hospital de Santo André, em Leiria, vai voltar a ser a referência para o atendimento de utentes do concelho de Ourém em situação de urgência, que passarão também a ser transportados para essa unidade hospitalar pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica). A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque (PSD). O autarca reuniu recentemente com a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Infraestruturas de Portugal (IP) e INEM e após essa reunião surgiu esta nova orientação. Até aqui os utentes do concelho de Ourém tinham que ir para o Hospital de Abrantes em caso de urgência.
A reunião aconteceu na sequência de um anterior encontro com o secretário de Estado da Saúde onde foram discutidos alguns problemas do concelho na área da saúde. Entre eles falou-se sobre o acesso ao Hospital de Leiria, mais próximo que o Hospital de Abrantes, e o horário do Centro de Saúde de Ourém. “Foi possível articular melhor a situação do INEM, que estaria a enviar as emergências para Abrantes, considerado o hospital de referência. As instituições foram sensibilizadas para o facto da situação mais aceitável ser o encaminhamento das emergências para o Hospital de Leiria. Esta é uma decisão definitiva”, garantiu Luís Albuquerque.
Recorde-se que em Abril do ano passado (ver edição O MIRANTE 11 Abril 2019) Albuquerque reuniu com a ministra da Saúde, Marta Temido, tendo sido discutido o acesso dos munícipes de Ourém ao vizinho Centro Hospitalar de Leiria (CHL). Na origem dessa reunião estavam as notícias surgidas na sequência da demissão do então presidente do conselho de administração do CHL, Hélder Roque, que apontava a sobrecarga de utentes oriundos de Ourém como um dos problemas do Hospital de Leiria. O autarca de Ourém não gostou de ouvir as declarações de Hélder Roque, que também defendeu que os pacientes de Ourém deveriam ser encaminhados para o Centro Hospitalar do Médio Tejo.

Doentes urgentes de Ourém voltam a poder recorrer ao Hospital de Leiria

Mais Notícias

    A carregar...