uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante

GNR dá parecer negativo a caixas multibanco em aldeias de VFX

Autoridades alegam falta de condições de segurança. Presidente da câmara diz que só pode tratar-se de brincadeira de Carnaval e já anunciou que vai expor a situação à secretária de Estado da Administração Interna.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu um parecer de segurança negativo à instalação de duas novas caixas multibanco em Calhandriz e A-dos-Loucos, na União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz, considerando-as de risco elevado para a segurança.
Se essa avaliação for seguida, três anos de trabalho e investimento de dinheiro público na preparação dos espaços serão desperdiçados. Por isso o presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, já veio dizer que a situação “só pode ser uma brincadeira de Carnaval” e anunciou que vai colocar pessoalmente o problema à secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar.
As duas caixas multibanco foram destruídas em assaltos no Verão de 2017. Desde então que a população das duas localidades tem estado privada desses equipamentos e os tem reivindicado, já que a maioria é idosa e fica obrigada a deslocar-se mais de 15 quilómetros até às caixas mais próximas. A câmara e a junta foram ao longo do tempo adaptando os espaços e instalando equipamentos para corresponder às exigências de segurança.
O assunto veio a lume em assembleia municipal, onde o presidente daquela união de freguesias, Mário Cantiga, também se mostrou desconfortável com a decisão. “Soubemos que a GNR emitiu um parecer negativo à colocação destas duas caixas multibanco por entender que ficam longe do posto da GNR de Castanheira do Ribatejo. Isto é um absurdo. É deitar ao lixo todo o dinheiro e trabalho em alarmes e alvenaria que a câmara e a junta já colocaram”, criticou.
Alberto Mesquita classificou também a situação como sendo “um absurdo”. Caso a colocação dos multibancos não avance isso representará, para o presidente do município, um sério prejuízo para as populações, pois já no ano passado a comunidade também ficou sem o balcão da Caixa que existia em Alhandra.

GNR avisa que risco é elevado
Contactada por O MIRANTE a GNR explica que a avaliação de risco resulta da aplicação de uma matriz de critérios uniformes de avaliação comuns às forças de segurança e que neste caso em particular a avaliação teve em conta as características do local, a distância às instalações policiais mais próximas e o histórico dos últimos três anos relativamente à criminalidade.
“Da avaliação resultou uma classificação de risco de nível elevado, considerando-se que o conjunto de medidas de segurança previstas, correspondentes aos requisitos mínimos de segurança obrigatórios, acrescentados dos requisitos de segurança adicionais também propostos pela entidade requisitante, não garante adequadamente o suprimento das vulnerabilidades detectadas”, explica aquela força policial.

Mais Notícias

    A carregar...