uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Idosa morre após queda na escada da Unidade de Saúde de São Bento
Apesar de existir uma rampa no local a maior parte dos utentes utiliza as escadas

Idosa morre após queda na escada da Unidade de Saúde de São Bento

Vítima tinha 82 anos e residia em Casais de São Brás, concelho de Santarém. Faleceu na madrugada de 18 de Fevereiro após ter sofrido um traumatismo craniano seguido de paragem cardiorrespiratória.

Uma idosa de 82 anos faleceu, na madrugada de terça-feira, 18 de Fevereiro, na sequência de uma queda na escadaria de acesso à Unidade de Saúde de São Bento, em Santarém, ao final da tarde de segunda-feira.
De acordo com Laurinda Leitão, coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) Planalto, que integra a Unidade de São Bento, junto com a USF Almeida Garrett e a Unidade de Saúde Pública, o acidente aconteceu já no exterior do edifício. A idosa seguia acompanhada pelo genro quando, aparentemente, tropeçou num degrau e caiu desamparada batendo com a cabeça. Sofreu um traumatismo craniano com perda de consciência, seguido de paragem cardiorrespiratória.
A vítima foi de imediato assistida por um médico e uma enfermeira do centro de saúde que iniciaram manobras de reanimação até à chegada dos bombeiros. Quando foi transportada para o Hospital Distrital de Santarém (HDS), cerca de 15 minutos depois do acidente, a idosa já estava estabilizada, contudo viria a falecer no hospital pela uma da madrugada.
Helena Mendes, médica da idosa e do marido desta há mais de 30 anos, refere a O MIRANTE que, apesar da idade, a senhora era muito activa. Era ela que cuidava do marido, de 83 anos, de momento internado no HDS. A ida à USF Planalto tinha sido exactamente para fazer alguns pedidos para o marido. O casal vivia em Casais de São Brás, na Romeira, Santarém.
A USF Planalto disponibilizou apoio psicológico para a família e para os profissionais envolvidos que conheciam bem a senhora. “Todos ficaram transtornados com este incidente”, garante Laurinda Leitão.

Idosa morre após queda na escada da Unidade de Saúde de São Bento

Mais Notícias

    A carregar...