uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Jovem de Rio Maior cria site do Observatório Português de Canábis Medicinal
João Pedro Batista

Jovem de Rio Maior cria site do Observatório Português de Canábis Medicinal

João Pedro Batista, de 17 anos, frequenta o curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo.

O jovem de Rio Maior João Pedro Batista, de 17 anos, criou recentemente o site do Observatório Português de Canábis Medicinal (OPCM), entidade sediada em Coimbra. O aluno do curso de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos, da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (ETPR), em Tremês, Santarém, realizou este trabalho no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional.
O Observatório Português de Canábis Medicinal foi fundado por Carla Dias, ex-docente da disciplina de inglês na ETPR e também mãe de Isa, uma bebé de dois anos com uma epilepsia refratária que viu o seu estado de saúde melhorar bastante graças ao canabidiol, uma das substâncias químicas presentes na canábis.
A O MIRANTE Carla Dias diz estar muito satisfeita com a funcionalidade e design do site e recorda que tudo começou quando a associação foi criada em Abril do ano passado. Na altura, pediram vários orçamentos a empresas para que fosse criado um site na Internet, mas como eram todos muito elevados, a dirigente decidiu questionar ao director de curso do jovem se tinha alguém que o pudesse criar. Foi quando lhe indicaram o estudante de Rio Maior.
“O João Pedro prestou um trabalho de excelência a uma associação que neste momento não tinha capacidade financeira para ter um site desta envergadura”, conta, adiantando que, desde que contactou com o jovem até ao site estar no ar demorou apenas algumas semanas. A O MIRANTE Carla Dias descreve o aluno como bastante educado e empenhado nas suas funções.
João Pedro Batista encontra-se neste momento a estagiar na Câmara de Rio Maior, além de ser quem faz a gestão de conteúdos do site do OPCM. No futuro, o seu desejo é prosseguir os estudos na área da Engenharia Informática. Além do site, foi ainda criado um método para fazer o levantamento dos utilizadores de canábis para fins terapêuticos em Portugal.
O OPCM é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a promoção e divulgação da investigação científica sobre a planta de canábis, bem como informar sobre a sua utilização para fins medicinais.

Jovem de Rio Maior cria site do Observatório Português de Canábis Medicinal

Mais Notícias

    A carregar...