uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Restauro da Igreja de São Vicente vai prosseguir
Igreja de São Vicente, em Abrantes, vai ser alvo de nova intervenção de restauro

Restauro da Igreja de São Vicente vai prosseguir

Segunda fase da intervenção no templo tem um orçamento previsto superior a 120 mil euros, financiada em 85% por fundos comunitários.

A Igreja de São Vicente, em Abrantes, vai ser alvo de nova intervenção de restauro que vai incidir em dois altares da nave lateral e ainda na conservação e restauro da pintura mural existente nas abóbadas da nave lateral e das capelas da cabeceira. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, e o representante da Nova Conservação – Restauro e Conservação do Património Artístico-Cultural, S.A, Nuno Proença de Almeida, assinaram no dia 14 de Fevereiro o auto de consignação com vista ao início dos trabalhos.
A empreitada vai ter um prazo de execução de 180 dias com um investimento de 120.748 euros mais IVA, financiado em 85% pela União Europeia. Os restantes 15% vão ser divididos pela Câmara de Abrantes e pela Direcção-Geral de Património Cultural (DGPC).
Manuel Valamatos disse que o município acompanha as necessárias requalificações a efectuar no património e, depois de uma primeira fase com uma candidatura que permitiu o arranjo exterior da Igreja de São Vicente, foi possível avançar agora para a segunda fase de intervenção interior, nos dois altares.
A primeira acção decorreu em 2017 com a beneficiação exterior da Igreja de S. Vicente que incluiu obras exteriores de cobertura, consolidação da abóbada, fornecimento de janelas em madeira, restauro de vitrais e pinturas exteriores. No âmbito da mesma intervenção foram executados ainda os trabalhos de arranjos exteriores cuja responsabilidade foi da Câmara de Abrantes.
O padre António Castanheira falou em momento de “esperança” e lembrou a importância da requalificação de um lugar de “espiritualidade” que é, também, um espaço de cultura. A igreja de São Vicente foi fundada em 1149 depois da tomada do castelo de Abrantes por D. Afonso Henriques. Em 1179, depois de um cerco do exército mouro que arrasou a vila, o templo, que era sede de paróquia, seria reconstruído.

Restauro da Igreja de São Vicente vai prosseguir

Mais Notícias

    A carregar...