
Maria Martins continua a fazer história no ciclismo nacional
Jovem atleta da Moçarria conquista Medalha de Bronze no scratch dos Mundiais de pista depois de, em Outubro último, também ter sido a primeira portuguesa a subir ao pódio num europeu de ciclismo.
A jovem ciclista Maria Martins, natural da Moçarria, Santarém, conquistou a Medalha de Bronze na disciplina de scratch no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, no dia 26 de Fevereiro, numa prova disputada em Berlim. Em Outubro de 2019 já se tinha tornado a primeira ciclista portuguesa a ser medalhada num europeu de pista, ficando em terceiro lugar.
Aos 20 anos, Maria Martins conquistou a primeira medalha em Mundiais de elite do ciclismo feminino português, ficando apenas atrás da nova campeã mundial, a holandesa Kirsten Wild, e da norte-americana Jennifer Valente, segunda. O scratch é uma modalidade não olímpica do ciclismo de pista no qual todos os ciclistas começam juntos, com 10 quilómetros de distância até ao final, não podendo perder uma volta para o primeiro, altura em que são eliminados. Sem pontos intermédios a chegada à meta é disputada ao ‘sprint’.
Depois de uma corrida que só ‘animou’ nas últimas 10 das 40 voltas ao velódromo da capital alemã foi na última volta que Maria Martins se posicionou na luta por medalhas ao ganhar posições por dentro, já na última curva, e acabou por ficar atrás de Valente na luta pela prata numa decisão verificada por ‘photo finish’, dada a proximidade.
“Quando ouvi a sineta para a última volta e vi que estava no quarto lugar acreditei que poderia chegar às medalhas. Foi esse o único momento em que tive realmente a ambição do pódio”, disse Maria Martins, citada pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
“A Maria fez uma corrida exemplar, do ponto de vista técnico e tático. Teve todos os cuidados necessários de colocação e de seguir a roda que nos poderia levar mais à frente na fase decisiva. Além disso teve a capacidade de não quebrar no momento decisivo. Foi uma corrida fantástica”, realçou o seleccionador, Gabriel Mendes, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.

Mais Notícias
Destaques

Nova entidade que vai substituir Resitejo parada há um ano por causa dos impostos

Novas instalações da Cafécop no Valleypark estão atrasadas
