
Sete empresas de Coruche aderiram à marca “Montado de Sobro e Cortiça”
Foram as primeiras a assinar protocolo e certificar os seus produtos e serviços como oriundos dos territórios corticeiros.
Sete empresas do concelho de Coruche aderiram à marca “Montado de Sobro e Cortiça”. As empresas Artifícios, Black Pig Gin, Entre Meios, Jacinto Rodrigues, Juncus, Montado e Sabores de Coruche foram as primeiras a assinar o protocolo de parceria passando agora os seus produtos e serviços a estar certificados como oriundos dos territórios corticeiros. A cerimónia, que contou com a presença do presidente do município, Francisco Oliveira, decorreu no dia 14 de Fevereiro, no Observatório do Sobreiro e da Cortiça, em Coruche.
A marca “Montado de Sobro e Cortiça” pretende incentivar à fixação dos jovens no interior, promover o turismo e criar novos empreendedores nos territórios de sobro e cortiça. O projecto junta 46 entidades das regiões do Ribatejo e do Alentejo, ao abrigo do programa comunitário Alentejo 2020 e está inserido nas Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC PROVERE), do qual Coruche é líder.
Recorde-se que a marca foi lançada em Maio de 2018 durante mais uma edição da FICOR – Feira Internacional da Cortiça em Coruche. Na altura, Gonçalo Calçadinhas, técnico das EEC PROVERE, realçava que o montado de sobro e cortiça fazia parte do país, tal como o fado ou o futebol. O profissional das EEC PROVERE explicava ainda que a ideia da criação da marca surgiu da necessidade de se fazer mais divulgação dos produtos alimentares, de artesanato e serviços que são produzidos nesse território.
Quem quiser ter o selo desta marca deve preencher os formulários de candidatura da empresa e/ou produtos no site do projecto. Entretanto, a comissão organizadora, composta por técnicos da PROVERE, analisará, com critério e isenção, as candidaturas. Nessa fase, sempre que for necessário, a comissão também consultará outras entidades externas no local onde se encontram os produtos e serviços para auxiliar na decisão. Se for aceite, o novo aderente recebe um selo para colar no seu produto ou na porta dos seus serviços.

Mais Notícias
Destaques

Nova entidade que vai substituir Resitejo parada há um ano por causa dos impostos

Novas instalações da Cafécop no Valleypark estão atrasadas
