uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Anunciado fim da PPP do Hospital Vila Franca de Xira preocupa autarcas
Autarcas socialistas temem que a qualidade do serviço do hospital vilafranquense se agrave agora que a José de Mello Saúde está de saída

Anunciado fim da PPP do Hospital Vila Franca de Xira preocupa autarcas

Presidente do município reiterou a sua preocupação com a extinção da parceria público-privada com a José de Mello Saúde, em 2021.

Na quarta-feira, 26 de Fevereiro, uma situação anómala de falta de um médico levou a problemas de atendimento nas urgências do Hospital de Vila Franca de Xira ao final da tarde. O caso levou os bombeiros do concelho a emitirem um apelo nas redes sociais para que a população apenas se deslocasse ao hospital em caso de verdadeira necessidade. O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) encaminhou para outras unidades hospitalares as situações mais urgentes até perto da meia-noite desse dia.
O caso acabou por motivar reacções políticas devido ao anunciado fim da parceria público-privada (PPP) que gere o hospital em 2021. A PPP entre o Estado e a José de Mello Saúde não foi renovada pelo Governo em 2019 e por isso o presidente do município, Alberto Mesquita, voltou a admitir que a situação pode levar a uma quebra na qualidade dos serviços assim que acabe a actual concessão.
“Vou continuar a defender a PPP do hospital. É um erro o que o Governo fez porque não tenho a certeza se quando o hospital passar para o Serviço Nacional de Saúde a qualidade de serviço se manterá. Logo vemos”, refere.
O autarca falava na última assembleia municipal depois da apresentação de uma posição política da bancada socialista sobre o fim da parceria público-privada, onde Paulo Afonso manifestou a sua “apreensão” com o fim daquela solução de gestão. “As populações dos concelhos que o hospital serve reconhecem a existência de um bom equipamento, bons profissionais e a prestação de um bom serviço público. Com a decisão agora tomada de não renovar a PPP a bancada do PS espera que se mantenha a garantia e salvaguarda de um bom serviço publico às populações”, avisou.
Contra a incoerência de decisões
O presidente do município, Alberto Mesquita, diz-se também espantado e contra a incoerência mostrada pelo governo em matéria das PPP e pede mais seriedade em todo o processo. “Há uma incoerência insanável. Se vão acabar com as PPP porque é que abrem concursos para algumas e acabam com outras? Ou se acaba com todas as PPP ou vão andar de excepção em excepção até ficarmos como estávamos?”, critica.

Anunciado fim da PPP do Hospital Vila Franca de Xira preocupa autarcas

Mais Notícias

    A carregar...