uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Grua abandonada há mais de dez anos junto a prédios em Abrantes
Câmara de Abrantes notificou várias vezes o proprietário para que a grua fosse retirada, até agora sem sucesso

Grua abandonada há mais de dez anos junto a prédios em Abrantes

Situação passa-se junto à Rua 5 de Outubro e município notificou a empresa proprietária várias vezes mas a estrutura continua por remover.

Na bifurcação da Rua 5 de Outubro com a Rua de Santa Ana, em Abrantes, está uma grua abandonada há mais de dez anos. A grua foi instalada em 2005 quando foram construídos os prédios naquele local. Edifícios construídos pelo empresário Jorge Ferreira Dias que manteve um litígio com o município durante vários anos. O vice-presidente da Câmara de Abrantes, João Gomes (PS), explicou a O MIRANTE que ao longo dos anos notificaram diversas vezes o proprietário para que a grua fosse retirada, o que nunca aconteceu.
João Gomes refere que no Verão de 2019 os técnicos do município fizeram uma vistoria ao local, onde identificaram a deterioração da grua. Depois dessa vistoria fizeram uma nova notificação, desta vez a uma nova proprietária, que adquiriu a grua à massa insolvente da empresa Jorge Ferreira Dias. A câmara deu 60 dias para a nova proprietária regularizar a situação mas esta nunca respondeu.
O vice-presidente da autarquia disse que avançaram com nova notificação, em Fevereiro deste ano, à nova proprietária da grua a dizer que é obrigatório que esta seja retirada, juntamente com uma contra-ordenação.
“Se a proprietária não responder teremos que avançar com queixa junto do Ministério Público por desobediência por não ter retirado a grua dentro do prazo estipulado. Acredito que a proprietária vai falar com a câmara e retirar a grua quando vir a contra-ordenação que lhe enviamos”, realça João Gomes.
Em último caso existe sempre a hipótese da Câmara de Abrantes avançar para a remoção coerciva da grua imputando depois os custos à proprietária. João Gomes acredita que não será preciso chegar a esse ponto e espera que o processo seja resolvido rapidamente, ressalvando que a grua não apresenta risco de queda.

Grua abandonada há mais de dez anos junto a prédios em Abrantes

Mais Notícias

    A carregar...