
Grua abandonada há mais de dez anos junto a prédios em Abrantes
Situação passa-se junto à Rua 5 de Outubro e município notificou a empresa proprietária várias vezes mas a estrutura continua por remover.
Na bifurcação da Rua 5 de Outubro com a Rua de Santa Ana, em Abrantes, está uma grua abandonada há mais de dez anos. A grua foi instalada em 2005 quando foram construídos os prédios naquele local. Edifícios construídos pelo empresário Jorge Ferreira Dias que manteve um litígio com o município durante vários anos. O vice-presidente da Câmara de Abrantes, João Gomes (PS), explicou a O MIRANTE que ao longo dos anos notificaram diversas vezes o proprietário para que a grua fosse retirada, o que nunca aconteceu.
João Gomes refere que no Verão de 2019 os técnicos do município fizeram uma vistoria ao local, onde identificaram a deterioração da grua. Depois dessa vistoria fizeram uma nova notificação, desta vez a uma nova proprietária, que adquiriu a grua à massa insolvente da empresa Jorge Ferreira Dias. A câmara deu 60 dias para a nova proprietária regularizar a situação mas esta nunca respondeu.
O vice-presidente da autarquia disse que avançaram com nova notificação, em Fevereiro deste ano, à nova proprietária da grua a dizer que é obrigatório que esta seja retirada, juntamente com uma contra-ordenação.
“Se a proprietária não responder teremos que avançar com queixa junto do Ministério Público por desobediência por não ter retirado a grua dentro do prazo estipulado. Acredito que a proprietária vai falar com a câmara e retirar a grua quando vir a contra-ordenação que lhe enviamos”, realça João Gomes.
Em último caso existe sempre a hipótese da Câmara de Abrantes avançar para a remoção coerciva da grua imputando depois os custos à proprietária. João Gomes acredita que não será preciso chegar a esse ponto e espera que o processo seja resolvido rapidamente, ressalvando que a grua não apresenta risco de queda.

Mais Notícias
Destaques

Nova entidade que vai substituir Resitejo parada há um ano por causa dos impostos

Novas instalações da Cafécop no Valleypark estão atrasadas
