uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Médicos do Ribatejo mantêm Paula Pinheiro como presidente
Alexandre Lourenço (à esquerda), presidente do Conselho Regional do Sul, saudou a equipa empossada

Médicos do Ribatejo mantêm Paula Pinheiro como presidente

Dirigentes tomaram posse na sexta-feira, 28 de Fevereiro, na sede da Ordem.

Os membros dos órgãos sub-regionais do Ribatejo da Ordem dos Médicos tomaram posse na tarde de sexta-feira, 28 de Fevereiro, na sede da Ordem, em Santarém. A cerimónia formalizou a continuidade de Paula Cristina Pinheiro como presidente do Conselho Sub-Regional e de António Júlio Pinto Correia como presidente da mesa da assembleia e contou com a presença de convidados como a vereadora Cristina Casanova Martins, em representação da Câmara de Santarém, Paulo Sintra, director clínico do Hospital Distrital de Santarém, João Carvalho, delegado distrital da Ordem dos Engenheiros, e Alexandre Valentim Lourenço, presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.
No discurso de tomada de posse Paula Pinheiro realçou como dificuldade o número insuficiente de médicos em exercício nos diferentes níveis de cuidados de saúde da região. Quanto aos desafios da sub-região do Ribatejo propõe-se valorizar a melhoria da capacidade formativa dos serviços para uma melhor formação pós-graduada dos médicos e defender o envolvimento das autarquias na procura de incentivos com vista à fixação de médicos nas várias unidades de saúde locais.
Alexandre Lourenço saudou a equipa que se chegou à frente quando houve um vazio eleitoral e falou da necessidade de, por força dos novos estatutos da Ordem que limitam os mandatos, garantir a renovação dos órgãos para não se cair novamente num vazio de poder. Dirigindo-se a Paula Pinheiro, gracejou que “à sua longa lista de acções propostas, não se esqueça que no final do mandato é preciso renovar a equipa”.
Pinto Correia, presidente da mesa da Assembleia Sub-Regional, encerrou a cerimónia lembrando a importância das sub-regiões ao aproximarem a Ordem dos profissionais. No entanto enfatizou que nem sempre a Ordem é bem aproveitada e, por norma, os médicos só se lembram dela quando há problemas.
Para Pinto Correia a medicina é cada vez menos uma actividade liberal e hoje o médico é um empregado do Sistema Nacional de Saúde ou de um sistema privado, o que o coloca entre o doente e a entidade patronal. “Há conflitos de interesses sistematicamente entre o interesse do doente e o interesse de quem nos paga. Temos que ser nós o grande defensor do doente”, rematou. Durante o triénio 2020-2022 farão ainda parte do Conselho Sub-Regional Ana Rita Carvalho Vicente como vice-presidente; Ana Isabel Calado como secretária; e João Pedro Ferreira e Nuno Agostinho Fernandes como vogais. Na vice-presidência da mesa da assembleia continua Maria do Rosário Faustino, acompanhada por Margarida Estrela como secretária.

Médicos do Ribatejo mantêm Paula Pinheiro como presidente

Mais Notícias

    A carregar...