Sociedade | 01-04-2022 13:11

<strong>Dia das Mentiras: alerta para cinco “enganos” em que quase toda a gente cai</strong>

<strong>Dia das Mentiras: alerta para cinco “enganos” em que quase toda a gente cai</strong>

Sector do consumo está repleto de mentiras disfarçadas de verdade.

A propósito do Dia das Mentiras, o Portal da Queixa alerta para os maiores enganos de que os consumidores foram alvo este ano. São cinco, são recorrentes e todos eles foram denunciados pela maior rede social de consumidores de Portugal. Elevar o nível de literacia digital na sociedade de consumo é a maior recomendação do portal contra os enganos, não só hoje, mas todos os dias.

Para evitar que mais pessoas sejam enganadas, a maior rede social de consumidores de Portugal chama a atenção para alguns dos casos mais impactantes que identificou na sua plataforma.

Burlas na internet, ataques de “phishing”, fraudes em compras online, atrasos ou ausência de encomendas, são milhares os casos que chegam ao Portal da Queixa através da reclamação da pessoa que se diz engada:

– Segurança das lojas online do Facebook e Instagram. São centenas de reclamações sobre burlas e enganos em compras efectuadas em lojas online no Instagram e no Facebook. O esquema é sempre o mesmo: existe uma compra, a encomenda nunca chega e a loja é apagada.

– Sites de compras fraudulentos. Em causa estiveram duas grandes marcas, mas pode acontecer a qualquer uma. Primeiro foi a Stradivarius a ser alvo de duplicação fraudulenta do website que levou muitos consumidores a serem burlados. Uns meses depois, o Portal da Queixa identificou a mesma acção, desta vez com a Tiffosi.

– Phishing em cartões de crédito. Um tema muito falado foi a burla dos cartões de crédito da WiZink, que foi uma das grandes lesadas da situação. As burlas com cartões de crédito originaram mais de 900 reclamações no Portal da Queixa só em 2021, representando um aumento de 130% face ao ano anterior.

– Burlas em revenda de bilhetes. As queixas apresentadas levam a um esquema de burla praticado que é preciso saber identificar. Trata-se de venda especulativa de bilhetes: a táctica passa por colocar à venda bilhetes que ainda não têm e esperar que algum consumidor os compre para só depois obterem apenas alguns ingressos junto dos organizadores. Há muitos bilhetes comprados que são falsificados e não são válidos.

– Falhas nas empresas de gestão de condomínios. Da falta de regulação à falta de controlo e conhecimentos de gestão ou mesmo de profissionalismo, são várias as reclamações que chegam relativamente a empresas de gestão de condomínios.

Para combater qualquer engano, o Portal da Queixa realça o poder que pode ter uma reclamação: “É a literacia digital, uma vez mais, a combater mentiras bem disfarçadas de verdade, que podem ser denunciadas graças a uma reclamação.”

Mais Notícias

    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1715
    07-05-2025
    Capa Vale Tejo