Sociedade | 22-06-2023 16:40

Aeroporto: Comunidade das Beiras e Serra da Estrela também defende Santarém

aeroporto

Municípios beirões expressaram “total apoio à construção do aeroporto internacional em Santarém, justificada por um conjunto de vantagens”.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela também defende Santarém como “escolha ideal” para implantar o novo aeroporto internacional, à semelhança de outras CIM da Região Centro. Em comunicado, a entidade presidida por Luís Manuel Tadeu Marques esclareceu que esta posição conta com o apoio de todos os presidentes dos municípios que fazem parte da CIM.

Numa recente reunião do Conselho Intermunicipal da CIM das Beiras e Serra da Estrela “foi tomada uma posição unânime por parte dos senhores presidentes”, que expressaram “total apoio à construção do aeroporto internacional em Santarém, justificada por um conjunto de vantagens”.

Essas vantagens são “a sua localização geográfica, as acessibilidades, ou seja, a sua proximidade de importantes vias rodoviárias e ferroviárias, garantindo uma maior mobilidade, melhoria do tempo médio de acesso dos passageiros ao aeroporto, a proximidade da Região Transfronteiriça [entre Portugal e Espanha], bem como um potencial turístico e [de] desenvolvimento económico”.

Na referida reunião, realizada em 9 de maio, “estiveram presentes os representantes do projeto 'Magellan 500', que apresentaram e explicaram aos 15 presidentes dos municípios (…) o modelo de conceção e implementação do aeroporto internacional em Santarém”.

“Esta posição do conselho intermunicipal da CIM das Beiras e Serra da Estrela está em articulação e sintonia com a declaração conjunta das CIM da Região de Leiria, da Região do Médio Tejo, da Região da Beira Baixa e da Região de Coimbra, manifestada e publicada (…) nos meios de comunicação social, reconhecendo a importância estratégica de contar com um aeroporto internacional que sirva como porta de entrada para o nosso país e que promova o desenvolvimento económico, turístico e social de todos os municípios envolvidos”, sublinhou a comunidade liderada por Luís Manuel Tadeu Marques, também presidente da Câmara de Gouveia.

Da CIM das Beiras e Serra da Estrela, fazem parte os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Na terça-feira, as comunidades intermunicipais (CIM) das regiões de Leiria e de Coimbra, e também do Médio Tejo e da Beira Baixa defenderam, numa declaração conjunta, a localização do futuro aeroporto internacional de Lisboa em Santarém, que classificaram como a “escolha ideal”.


Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo