uma parceria com o Jornal Expresso

Edição Diária >

Edição Semanal >

Assine O Mirante e receba o jornal em casa
31 anos do jornal o Mirante
Sistemas de incentivos a empresas divulgados na Startup Santarém
Sessão centrou-se nas recomendações e factores de sucesso a ter em conta por parte das empresas

Sistemas de incentivos a empresas divulgados na Startup Santarém

Boas candidaturas resultam em projectos aprovados, garante Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo.

A Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo esteve na Startup Santarém, no dia 20 de Fevereiro, a divulgar os Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva e ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo que têm candidaturas abertas para as empresas da sub-região da Lezíria do Tejo até 16 de Março.
A sessão começou com a intervenção do presidente da Comissão Executiva da NERSANT – Associação empresarial da Região de Santarém, António Campos, que apresentou de forma breve a associação, congratulando de seguida a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Alentejo pela iniciativa de trazer à região a apresentação dos sistemas de incentivos com avisos abertos para as empresas do Alentejo, onde a sub-região da Lezíria se enquadra.
A sala esteve cheia para ouvir os esclarecimentos da Autoridade de Gestão, representada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que iniciou a sua apresentação com a convicção de que boas candidaturas resultam na aprovação dos projectos das empresas.
Para além da apresentação técnica dos Sistemas de Incentivos, a sessão centrou-se nalgumas recomendações e factores críticos de sucesso a ter em conta por parte das empresas, para garantir a aprovação das suas candidaturas. IAPMEI, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e Turismo de Portugal foram os intervenientes na sessão.
De referir que o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva visa o aumento do investimento empresarial em actividades inovadoras (Inovação de Produto, Inovação de Processo, Inovação de Marketing e/ou Inovação Organizacional), bem como o reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em actividades inovadoras e qualificadas.
No âmbito deste incentivo, são apoiados a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção de um estabelecimento e a alteração do processo global de produção de um estabelecimento existente.
Quanto ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo, este Sistema de Incentivos pretende apoiar empresas criadas há menos de dois anos, que apresentem projectos que contribuam para a promoção do espírito empresarial, facilitando nomeadamente o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas.
As tipologias de operações apoiadas são a criação de empresas que desenvolvam actividades em sectores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo as integradas em indústrias criativas e culturais, e ou sectores com maior intensidade de tecnologia e conhecimento e a criação de empresas que valorizem a aplicação de resultados de I&D na produção de novos bens e serviços.

Sistemas de incentivos a empresas divulgados na Startup Santarém

Mais Notícias

    A carregar...

    Capas

    Assine O MIRANTE e receba o Jornal em casa
    Clique para fazer o pedido

    Destaques